Foco e Escopo

A revista O que nos faz pensar é voltada para a edição de artigos filosóficos, de pesquisadores nacionais e internacionais, tendo como objetivo central proporcionar um espaço de debate de ideias e de confronto de interpretações em que a reflexão filosófica se abre para distintas áreas do conhecimento. Podem submeter artigos e/ou resenhas professores e pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa brasileiras ou internacionais com o título de doutor ou mestre. Também são aceitos artigos redigidos por doutores em conjunto com colaboradores.


Políticas de Seção

Artigo
Aceita artigos originais, em língua portuguesa, inglesa, francesa, alemã e espanhola, que divulguem resultados de investigações filosóficas, ou pensamentos filosóficos inéditos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e/ou estrangeiros. Os artigos devem seguir o tema proposto na chamada para publicação.

Entrevista
Seção restrita aos editores.

Vária
Aceita artigos originais, em língua portuguesa, inglesa, francesa, alemã e espanhola, que divulguem resultados de investigações filosóficas, ou pensamentos filosóficos inéditos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e/ou estrangeiros. Os artigos sobre temas que não seja o proposto na chamada para publicação.

Resenhas
Aceita resenhas originais, em língua portuguesa, inglesa, francesa, alemã e espanhola, de livros publicados nos últimos dois anos, que sejam de interesse para a área da Filosofia.


Processo de Avaliação por Pares

 Os trabalhos serão submetidos a um conselho editorial composto por especialistas de conhecida competência científica e de incontestável saber na área de estudo contemplada pela revista. Os textos, sem identificação autoral, serão encaminhados a dois avaliadores do conselho, ou pareceristas ad hoc, num processo de avaliação duplo-cego. Os avaliadores poderão sugerir alterações de estrutura e de conteúdo. No caso de julgamentos divergentes, o trabalho é enviado a um terceiro avaliador. Caso haja recomendações, os pareceres serão encaminhados aos autores juntamente com instruções para as alterações sugeridas pelos avaliadores.


Periodicidade

A revista tem periodicidade semestral, com publicação prevista para junho e dezembro.


Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).


Histórico da Revista

A revista O que nos faz pensar é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Fundada em 1989, firmou-se nos últimos anos, pela excelência de seus textos, como uma das principais publicações acadêmicas do país na área de Filosofia. Voltada para a edição de artigos filosóficos, de pesquisadores nacionais e internacionais, a revista tem como objetivo central proporcionar um espaço de debate de idéias e de confronto de interpretações em que a reflexão filosófica se abre para distintas áreas do conhecimento.

Tendo por missão explicitar o vigor e a diversidade da pesquisa filosófica, a revista semestral O que nos faz pensar explora – alternando números de textos avulsos com números temáticos – a tradição do pensamento e seus desafios contemporâneos. Busca seu público sobretudo na comunidade acadêmica filosófica especializada, discente e docente, mas também se expande para a vida universitária em geral e procura um diálogo com a cultura. Conta com colaborações nacionais e internacionais. Tem uma política de livre acesso ao seu conteúdo. Publica artigos, resenhas, ensaios e eventualmente textos de outra natureza.

Em 2017, a O que nos faz pensar passa a utilizar o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS), com todos os seus números publicados  disponíveis online, integrando-se aos padrões internacionais de periódicos acadêmicos.