Aristóteles. Sobre as Ideias (ΠΕΡΙ ΙΔΕΩΝ). Excertos de Alexandre de Aphrodisias, em Aristotelis metaphysica commentaria.

Conteúdo do artigo principal

Irley Fernandes Franco
Renato Matoso Brandão

Resumo

Apresentamos aqui uma tradução bilíngue e completa dos fragmentos do Sobre as Ideias (ΠΕΡΙ ΙΔΕΩΝ) — livro em que Aristóteles teria exposto pela primeira vez uma crítica formal aos argumentos dos “platônicos” (dentre os quais ele mesmo se inclui) em favor da existência das ideias, e do qual resta-nos apenas o que foi (felizmente) preservado pelo filósofo peripatético Alexandre de Aphrodisias, em seu Comentário à Metafísica de Aristóteles.


 


Tradução, introdução e notas: Irley F. Franco e Renato Matoso Brandão.

Detalhes do artigo

Seção
Tradução
Biografia do Autor

Irley Fernandes Franco, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Bacharel (1983), Mestra (1986) e Doutora em Filosofia (1993) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde leciona desde 2002. É membro fundador do Núcleo de Estudos de Filosofia Antiga da PUC-Rio, criado em 1994 com o objetivo de promover uma formação acadêmica rigorosa de pós-graduandos e estudiosos na área de Filosofia Antiga. Foi diretora do Depto de Filosofia da PUC-Rio durante o período de abril de 2008 a novembro de 2011; foi editora da revista O que nos faz pensar (ISSN 0104-6675) de 1994 a 2016 e é coordenadora dos cursos de Especialização Arte e Filosofia e Filosofia Antiga. Suas principais áreas de atuação são em torno de temas da Filosofia Antiga e de suas conexões com a contemporaneidade. Suas linhas de pesquisa são nas áreas de Estética, História da Filosofia e Ontologia. Seu tema de pesquisa atual é a teoria do gênero trágico, proposta por Aristóteles na Poética e o Platonismo, isto é, o modo como a História da Filosofia compreendeu e transmitiu ao longo dos séculos a obra escrita de Platão. Sua publicação principal é o livro O Sopro do Amor. Um Comentário ao Discurso de Fedro no Banquete de Platão (2006).