No balanço do tédio: Heidegger e o tédio como tonalidade afetiva fática

Conteúdo do artigo principal

Marco Antonio Casanova

Resumo

O intuito do presente texto é acompanhar as razões pelas quais Heidegger retoma em sua preleção de 1929/30 Os conceitos fundamentais da metafísica (mundo – finitude – solidão) o projeto de Ser e tempo de uma análise do existente humano e de uma descrição de suas crises existenciais como decisivas para as possibilidades de mobilização histórica do mundo, agora não mais a partir de uma tonalidade afetiva de matiz ontológica, a angústia, mas sim a partir de uma tonalidade afetiva fática, ou seja, uma tonalidade que possui um vínculo estrutural com o mundo histórico que é o nosso. Partindo daí, o texto analisa o aprofundamento das diversas figuras do tédio até o tédio dito profundo, assim como expõe o problema que impede uma vez mais que Heidegger consiga pensar de maneira consistente o acontecimento fundamental da singularização como via de acesso à temporialidade propriamente dita do ser, ou seja, a ontologia fundamental em sua ligação com a analítica existencial.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marco Antonio Casanova, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Letras Português Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1990), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1991), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1993), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1999), pós-doutorado pela Universität Freiburg(2006) e pós-doutorado pela Universität Freiburg(2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Membro de corpo editorial da Natureza Humana, Revisor de periódico da Natureza Humana, Membro de corpo editorial da Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Revisor de projeto de fomento do Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, Membro de corpo editorial da Revista Princípios, Revisor de periódico da Revista Princípios e Revisor de periódico da Ekstasis - Revista eletrônica do programa de pós-graduação em filosofia da. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Vida - História - Valor.

Referências

BORGES-DUARTE, Irene. O tédio como experiência ontológica. Aspectos da Daseinsanalyse heideggeriana, 2006. http://www.martin-heidegger.net/membros/IBD/
CASANOVA, Marco. Nada a caminho: impessoalidade, niilismo e técnica na obra de Martin Heidegger. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
CASANOVA, Marco. Fundamento e transcendência. In: Metafísica: história e problemas. Rio Grande do Norte: EDURFN, 2006.
CASANOVA, Marco. Mundo e historicidade – leituras fenomenológicas de Ser e tempo – volume 1: Existência e mundaneidade. Rio de Janeiro: Editora Via Verita, 2017.
CASANOVA, Marco. Mundo e historicidade – leituras fenomenológicas de Ser e tempo – volume 2: Tempo e historicidade. Rio de Janeiro: Editora Via Verita, 2020.
GADAMER, Hans-Georg. Hegel, Husserl, Heidegger. Trad. Marco Casanova, Vozes: Petrópolis, 2012.
HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 2006.
HEIDEGGER, Martin. Grundbegriffe der Metaphysik. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 2008.
HEIDEGGER, Martin. Phänomenologische Interpretationen zu Aristoteles. Frankfurt: Klostermann, 2013.
HEIDEGGER, Martin. Zollikoner Seminare. Vittorio Klostermann: Frankfurt, 2018.
KRELL, David F. Daimon life: Heidegger and Life-Philosophy. Indiana University Press: Bloomington e Indianapolis, 1992.
REIS, Robson Ramos dos. Aspectos da modalidade: A noção de possibilidade na fenomenologia hermenêutica. Via Verita: Rio de Janeiro, 2014.