[Apresentação] Entre filosofia e não-filosofia: a obra de Paul Ricoeur sob o olhar de Domenico Jervolino
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo é uma apresentação ao texto Discurso Filosófico e Existência em Ricoeur: Filosofar após Kierkegaard de Domenico Jervolino que tivemos a honra de trazer ao português. Para isso, dividimos nossa escrita em três partes. A primeira reflete sobre a recepção do pensamento de Paul Ricoeur no Brasil, em especial, com a tradução/interpretação de Hilton Japiassu. Em seguida, analisamos alguns aspectos da obra de Domenico Jervolino e o horizonte interpretativo que ela deixou para a reflexão do pensamento ricoeuriano. Por fim, buscamos pensar qual é o lugar que o texto que traduzimos ocupa, tanto no contexto da obra de Jervolino, quanto no contexto da nossa tradição sobre o pensamento de Paul Ricoeur.
Detalhes do artigo
Nota de Direitos Autorais
O autor do artigo ou resenha submetido e aprovado para publicação autoriza os editores a reproduzi-lo e publicá-lo na a revista O que nos faz pensar, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. O artigo ou resenha poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW – Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução do texto para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando os editores da revista O que nos faz pensar responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
Referências
GAGNEBIN, J. M. Sobre a recepção da filosofia de Paul Ricoeur no Brasil. In: GONÇALO, M., et al. Ricœuriana 1: a atualidade de Paul Ricœur numa perspectiva Ibero-Americana. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. p. 229-236. Disponível em:
JAPIASSU, H. Apresentação. In: RICOEUR, P. Interpretação e Ideologias. Tradução de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. p. 1-13.
JERVOLINO, D. The Cogito and The Hermeneutics: The Question of the Subject in Ricoeur. Tradução de Gordon Poole. Londres: Kluwer Academic Publishers, 1990.
JERVOLINO, D. La Question de l'unité de l'ouvre de Ricoeur à la Lumière de ses Derniers Développements: Le paradigme de la traduction. Archives de Philosophie, Paris, v. 67, n. 4, p. 659-668, 2004. Disponivel em:
MÖBBS, A. D. S. M. A Mediação Imperfeita em Paul Ricoeur. Pelotas: Editora da UFPel, 2017. 190 p. Disponível em:
RICOEUR, P. História e Verdade. Rio de Janeiro: Forense, 1968.
RICOEUR, P. Foreword. In: JERVOLINO, D. The Cogito and The Hermeneutics: The Question of the Subject in Ricoeur. Tradução de Gordon Poole. Londres: Kluwer Academic Publishers, 1990. p. XI-XIV.
RICOEUR, P. O único e o singular. Tradução de Maria Leonor F. R. Loureiro. São Paulo: UNESP, 2002.
RICOEUR, P. Escritos e conferências 2: hermenêutica. Tradução de Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
RICOEUR, P. O meu caminho filosófico. In: JERVOLINO, D. Introdução a Ricoeur. Tradução de José Bertolini. São Paulo: Paulus, 2011.
RICOEUR, P. Sobre a Tradução. Tradução de Patrícia Lavelle. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
RICOEUR, P. O si-mesmo como outro. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.