Contribuição a uma crítica da representação: do diálogo engendrado por distâncias Português

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Gustavo Chataignier

Resumo

Entendendo a instância da representação como normatividade apartada da experiência, tanto no quesito estético quanto no que tange à deliberação da vida em comum, pretende-se uma aproximação das esferas artística e política. No intuito de apontar para a ligação entre ambas as dimensões, mobilizamos algumas reflexões de Jacques Rancière que podem nos levar a uma chave de leitura onde a arte suspende todo o princípio de ação, ensejando assim uma ruptura na ordem da percepção e do aparecer. Neste exercício, ao se privilegiar o cinema, encontra-se ressonância com a literatura, em romances onde o efeito descritivo rompe com qualquer necessidade de resolução diegética.

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Artigos
Biografia do Autor

Gustavo Chataignier, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

É professor adjunto de o Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, onde ministra a disciplina estética da comunicação de massas . É também pesquisador associado (chercheur attaché) ao Laboratoire des logiques contemporaines de la philosophie (Laboratório das lógicas contemporâneas da filosofia), na equipe Recherches sur les figures politiques, juridiques, esthétiques de l hétérogénéité (Pesquisas sobre as figuras políticas, jurídicas, estéticas da heterogeneidade) - Universidade de Vincennes-Saint-Denis-Paris VIII. Defendeu em 2010 uma tese de doutorado em filosofia pela Universidade de Vincennes-Saint-Denis-Paris VIII (orientado por Daniel Bensaïd e, após seu falecimento, por Patrice Vermeren), como bolsista de doutorado pleno do programa Alban (Programa de Bolsas de Alto Nível da União Europeia para a América Latina, bolsa E07D400126BR). O resultado foi publicado pela editora LHarmattan, "Temps historique et immanence: les concepts de nécessité et de possibilité dans une histoire ouverte" (2012). É parecerista de projetos do Institut des Amériques (IdA), Paris. Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2002, onde diplomou-se jornalista) e mestrado em Filosofia pela mesma instituição (2005, com uma dissertação relacionando Walter Benjamin e Nietzsche). Atua principalmente nos seguintes temas: estética, filosofia da história, teoria crítica, cinema e poesia. Ministra o módulo "Os Beatles e a filosofia", em curso livre de extensão oferecido pelo Departamento de Letras da PUC-Rio. Trabalhou como assistente de direção do cineasta Silvio Tendler. É vice-líder do NuFFC (Núcleo de Filosofia Francesa Contemporânea, sediado no Departamento de Filosofia da UFRJ) e membro do Núcleo Brasileiro de Estudos Walter Benjamin. Atualmente, é assistente da equipe de assessoria de comunicação social da PUC-Rio.