O artista improdutivo e a crítica do trabalho na arte contemporânea

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Laura Rabelo Erber

Resumo

 O artigo aborda a atração pelas figuras da resistência passiva e da arte sem trabalho ou do artista sem obra e as limitações e paradoxos das propostas que retomam e reelaboram a postura da improdutividade no contexto contemporâneo.

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Artigos
Biografia do Autor

Laura Rabelo Erber, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora adjunta do departamento de Teoria do Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da mesma instituição. Graduou-se em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É mestre e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em 2010 realizou Estágio de Doutorado (Bolsa PDEE - Capes) na University of Copenhagen (Department of Science of Art and Culture) e foi pesquisadora visitante no Danske Filminstitut de Copenhague. Integra o grupo de pesquisa Investigações em Teatro e Outras Artes (CNPq) e o Núcleo de Investigações em Estética e Teoria do Teatro (NIETT). Tem experiência nas seguintes áreas: Estudos Visuais, História da Arte e Cinema (com ênfase na passagem do cinema mudo ao sonoro e relações entre visualidade e narratividade). Sua pesquisa atual trata dos desafios colocados à história e historiografia da arte moderna, a partir confronto entre teoria e práticas modernas da imagem, tomando por objeto os desenhos animados das primeiras décadas do século XX.