O drama da doença: Tragédia e Medicina na Construção das Dramatis Personae platônicas.

Conteúdo do artigo principal

Gabriele Cornelli
Sussumo Matsui

Resumo

A doença é um evento transcultural, pelo fato que ela interfere nos rumos da cultura, bem como na política, nas artes e na moral de um povo. Ela também foi, desde as origens do pensamento ocidental, um ponto de contato entre Tragédia, Medicina e Filosofia. Este artigo pretende acompanhar de perto as estratégias pelas quais Platão se apropriou de elementos da medicina e do teatro para construir suas dramatis personae enfermas, para em seguida procurar compreender um dos motivos de seu distanciamento da tragédia na República.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriele Cornelli, Universidade de Brasília

Professor de Filosofia Antiga (Associado II) do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorado em Filosofia Antiga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pela Università degli Studi di Napoli, Federico II (Itália) e pela Universidade de Oxford (Reino Unido), é Coordenador do Programa de Mestrado em Metafísica e Orientador do Mestrado e Doutorado em Bioética da UnB. Já foi coordenador do Programa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Bioética na mesma Universidade, assim como do Núcleo de Estudos Clássicos (NEC). Foi coordenador do GT-Platão e Platonismo da ANPOF (2008-14). Editor da revista Archai (www.archai.unb.br/revista), da revista Atlantís (www.impactum.uc.pt) e do Plato Journal (www.platosociety.org). Dirige a Cátedra UNESCO Archai: as origens do pensamento ocidental (www.archai.unb.br). É Editor de quatro Coleções: a coleção Archai (Annablume, SP), a coleção Cátedra (Paulus, SP) e a coleção Filosofia e Tradição (UNESCO) e a prestigiosa coleção Brill's Plato Studies (Brill). É também Membro do Conselho dos Diretores Generais da coleção Classica Digitalia (Imprensa da Universidade de Coimbra/Annablume Classica), membro do Conselho Editorial da Editora Annablume (SP), da coleção "Temi metafisici e problemi del pensiero antico. Studi e testi", coleção fundada por Giovanni Reale (Ed. Vita e Pensiero, Milano) e da revista Méthexis (Brill). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (2012-13) e da Sociedade Brasileira de Platonistas (2008-2010). É também sócio honorário da Società Italiana di Storia della Filosofia Antica (2013-), membro-fundador da International Association for Presocratic Studies e Presidente da International Plato Society (2013-2016 - platosociety.org). É orientador dos Doutoramentos em Filosofia e em Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra (Portugal) e professor Visitante do Departamento de Ancient Studies da University of Stellebosch (África do Sul). Seu último livro autoral, In Search of Pythagoreanism, foi publicado pela editora De Gruyter (Boston/Berlin, 2013)

Sussumo Matsui, Universidade de Brasilia

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2010) e Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2014). Especialização em Estudos Clássicos pela Universidade de Brasília (2013) e mestrado em Filosofia Antiga pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente é doutorando em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra e doutorando em Bioética pela Universidade de Brasília. Pesquisa a relação entre a Filosofia e a Medicina (corpus hippocraticum) na Antiguidade.