Perspectivism and Conciliation in the Reading of Plato’s Dialogues

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Renato M. R. G. Brandão

Resumo

In recent decades, a growing number of scholars have questioned the developmental approach to Plato that dominated scholarship during the 20th century. In this context, old strategies of reading the dialogues have been renewed and new approaches proposed. Basically, three different reading strategies the dialogues have been advocated: the still dominant Developmentalism, Unitarianism, and the Literary (or Dramatic) reading. These different approaches are still largely taken as competitors and there seems to be no methodology available that systematically integrates these different readings. In this paper, I work upon the “Perspective reading” proposed by Kahn (2005), and Gonzales (2016) in order to present a methodology that integrates some aspects of these different approaches in a systematic and coherent way.



Perspectivismo e Conciliação na Leitura dos Diálogos de Platão


Nas últimas décadas, a abordagem desenvolvimentista da obra de Platão, que dominou a academia durante o século XX, tem sido progressivamente questionada. Nesse contexto, antigas estratégias de leitura dos diálogos foram renovadas e novas abordagens, propostas. Basicamente, três estratégias de leitura dos diálogos foram defendidas: a, ainda dominante, leitura desenvolvimentista, o unitarismo e a leitura literária (ou dramática). Essas diferentes abordagens ainda são amplamente consideradas como concorrentes e parece não haver metodologia disponível que integre essas diferentes leituras. Neste artigo, desenvolvo a “leitura de perspectivista” proposta por Kahn (2005) e Gonzales (2016), a fim de apresentar uma metodologia que integre aspectos importantes das três abordagens acima citadas de maneira sistemática e coerente.


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Original em inglês.


 

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Artigos
Biografia do Autor

Renato M. R. G. Brandão, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Filosofia Antiga (área de concentração: Filosofia daLinguagem - 2009) e doutorado em Filosofia Antiga (área de concentração: Ontologia - 2014) pela mesma instituição. Atua na área de Filosofia Antiga, com ênfase em Metafísica, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Linguagem. Desde 2004, exerce atividades de pesquisa junto ao Núcleo de Filosofia Antiga (NUFA) da PUC-Rio. Durante seu doutoramento, colaborou com a Prof. Mary Louise Gill da Brown University em pesquisas acerca da obra de Platão, em especial o diálogo Parmênides. Renato exerceu pesquisas de Pós-Doutorado junto à Cátedra UNESCO-Archai da Universidade de Brasília e ao Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da UFRJ. Atualmente, Renato é professor dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Rio, Docente Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da UnB e Editor Assistente do Plato Journal - the Journal of the International Plato Society. É o atual presidente da Sociedade Brasileira de Platonistas (2019-2020) e membro ativo da International Plato Society e da Metaphysical Society of America.