Álvaro Vieira Pinto on the concept of technology: an introductory discussion
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Álvaro Vieira Pinto sobre o conceito de tecnologia: uma discussão introdutória
Esse artigo tem o objetivo de discutir o conceito de tecnologia provido pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. Primeiramente, vida e obra do filósofo são apresentadas, seu livro “O conceito de tecnologia” e seus fundamentos metodológicos são brevemente examinados e, finalmente, discute-se sua conceituação de tecnologia. Dos quatros significados do termo desvelados pelo autor, destaca-se tecnologia como sendo o “logos da técnica”, já que é ela proposta como um campo unitário de estudo do tema em questão. Na conclusão, aponta-se a riqueza de suas reflexões para a libertação dos países subdesenvolvidos.
---
Artigo em inglês.
Detalhes do artigo
Nota de Direitos Autorais
O autor do artigo ou resenha submetido e aprovado para publicação autoriza os editores a reproduzi-lo e publicá-lo na a revista O que nos faz pensar, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. O artigo ou resenha poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW – Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução do texto para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando os editores da revista O que nos faz pensar responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
Referências
BAZZO, W., PEREIRA, L. & BAZZO, J. Conversando Sobre Educação Tecnológica. Florianópolis: Editora UFSC, 2016.
BERNARDINO-COSTA, J., MALDONADO-TORRES, N. & GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
CARVALHO, J. Tecnologia, política e filosofia em Álvaro Vieira Pinto. Pensando – Revista de Filosofia, 8(15), 21-30, 2017.
CARVALHO, J. Filosofia da tecnologia e interesse nacional. Guairacá Revista de Filosofia, 35(2), 102-112, 2019a.
CARVALHO, J. A nação como conceito da filosofia da tecnologia de Álvaro Vieira Pinto. Em: C. TOSSATO et al. (Orgs.). Filosofia da natureza, da ciência, da tecnologia e da técnica. São Paulo: ANPOF, p. 80-88, 2019b.
CIPRIANI, C. & BORTOLETO, E. A tecnologia como epistemologia da técnica: um estudo a partir de Álvaro Vieira Pinto. Humanidades e Inovação, 2(2), 53-61, 2015.
CÔRTES, N. Consciência e Realidade Nacional: Notas sobre a ontologia da nacionalidade de Álvaro Vieira Pinto (1909–1987). Acervo, 12, (1-2), 129-146, 1999.
CÔRTES, N. Esperança e Democracia: as ideias de Álvaro Vieira Pinto. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2003.
COSTA, B. & MARTINS, A. Álvaro Vieira Pinto e o Pensamento Decolonial: A questão da colonialidade do saber. Anais do 3º Colóquio Álvaro Vieira Pinto (p. 49). Porto Alegre: Rede de Estudos sobre Álvaro Vieira Pinto, 2018. Disponível em
COSTA, B. & MARTINS, A. Álvaro Vieira Pinto e o pensamento decolonial. Revista Akeko, 2, 508-523, 2019a.
COSTA, B. & MARTINS, A. Notas à Recepção do Pensamento de Álvaro Vieira Pinto: o caso Vaz e a educação em Consciência e Realidade Nacional. Educação e Realidade, Edição eletrônica, 44, p. e83042, 2019b.
DOMINGUES, I. Filosofia no Brasil: Legados e perspectivas- ensaios metafilosóficos. São Paulo: Editora UNESP, 2017.
DUSSEL, E. Filosofia da libertação: crítica à ideologia da exclusão. São Paulo: Paulus, 2017.
FAVERI, J. Álvaro Vieira Pinto: Contribuições à educação libertadora de Paulo Freire. São Paulo: LiberArs, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2016.
FREITAS, M. Álvaro Vieira Pinto: A personagem histórica e sua trama. São Paulo: Cortez, 1998.
GONZATTO, R. & MERKLE, L. Vida e obra de Álvaro Vieira Pinto: um levantamento biobibliográfico. Revista HISTEDBR On-line, (69), 286-310, 2016.
GROHMANN, R. Humanist and Materialist Perspectives on Communication: The Work of Álvaro Vieira Pinto. TripleC 14(2): 438–450, 2016.
LIDDELL, H. & SCOTT, R. A Greek-English Lexicon. 8th Edition. New York: American Book Company, 1897.
MARTINS, P. Teoria crítica da colonialidade. Rio de Janeiro: Ateliê das Humanidades, 2019.
PAIM, A. História das ideias filosóficas no Brasil. 6ª. ed. rev. Vol. I: Os Problemas com que se Defrontou a Filosofia Brasileira. Londrina: Edições Humanidades, 2007.
POMPÉIA, J. Na Presença do Sentido: uma aproximação fenomenológica a questões existenciais básicas. São Paulo: EDUC; ABD, 2014.
VARGAS, M. História da Técnica e da Tecnologia no Brasil. São Paulo: Editora da UNESP, 1994.
VIEIRA PINTO, A. Ensaio sobre a dinâmica na cosmologia de Platão. Rio de Janeiro: Faculdade Nacional de Filosofia. Tese para a Cátedra de História da Filosofia, 1949.
VIEIRA PINTO, A. Ideologia e desenvolvimento nacional. Rio de Janeiro: ISEB, 1956.
VIEIRA PINTO, A. Consciência e realidade nacional. Rio de Janeiro: ISEB, 1960.
VIEIRA PINTO, A. Por que os ricos não fazem greve? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962a.
VIEIRA PINTO, A. A questão da universidade. São Paulo: Cortez, 1962b.
VIEIRA PINTO, A. Indicações metodológicas para a definição do subdesenvolvimento. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 3(2), 252-279, 1963.
VIEIRA PINTO, A. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1969.
VIEIRA PINTO, A. El pensamiento critico en demografia. Santiago: CELADE, 1973.
VIEIRA PINTO, A. Sete lições sobre a educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1982.
VIEIRA PINTO, A. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005
VIEIRA PINTO, A. A sociologia dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.