A ruptura da imagem-tempo: cinema e gênese do pensamento em Deleuze

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Eduardo Brandão Pinto

Resumo

Nos livros Cinema 1 (1983) e Cinema 2 (1985), Gilles Deleuze não descreveu uma, mas duas rupturas do sistema sensório-motor. No capítulo 7, do segundo livro, o autor empreende um recuo em direção à gênese do pensamento na filosofia e no cinema: o que, na imagem, força o cinema a pensar? A primeira ruptura, que diz respeito à imagem-movimento, já fora concebida em Diferença e Repetição (1968), como o choque que interrompe o prolongamento das recognições para dar lugar a um pensamento não-representativo. A segunda ruptura, à qual este artigo prioritariamente se dedica, diz respeito à quebra de ligação entre homem e mundo, algo que forçará Deleuze a produzir uma filosofia do impensável e da impotência.

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Biografia do Autor

Eduardo Brandão Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor substituto da Escola de Comunicação da UFRJ. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ (sob bolsa Doutorado Nota 10 FAPERJ), com período sanduíche na Université Paris VIII - Saint Denis (sob bolsa CAPES/PrInt). Mestre em Artes da Cena na UFRJ (sob bolsa CAPES). Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFF. Professor e realizador audiovisual.

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