Inteligência artificial e regressão mimética: algumas palavras sobre um comercial da Volkswagen
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Resumo
Trata-se de uma análise do comercial da montadora Volkswagen em que a cantora Maria Rita faz um dueto com sua mãe, Elis Regina, ressuscitada graças à ação da inteligência artificial (IA). A hipótese central é que toda a polêmica em torno da peça publicitária, travada em grande medida nas redes sociais, está ancorada no fato de que há uma escolha estética nomeada aqui de regressão mimética de modo que todas as críticas à utilização da IA nesse caso ressoam as críticas que Platão faz à mímesis no livro X d’A República. O desenvolvimento do artigo faz uma discussão com autores contemporâneos, em particular Jean Baudrillard e Bernard Stiegler, que mobilizam, cada um a seu modo, o arcabouço conceitual platônico para pensar a situação da imagem na contemporaneidade para defender que o antídoto para a regressão mimética não seria um “retorno ao real”, mas o estímulo a que artistas aprendam a programar para propor uma utilização criativa das imagens produzidas por IA.
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Referências
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