Modernidade, técnica e o fim da grande obra

Conteúdo do artigo principal

Fernando Rodrigues
Rafael Haddock Lobo

Resumo

Com o objetivo de clarificar o argumento principal de Heidegger em “A Origem da Obra de Arte”, o presente artigo analisa e interpreta as principais funções desempenhadas pela obra de arte, a saber: “erigir um mundo”, “trazer a terra à proximidade” e “consumar o conflito entre mundo e terra”. Dado que a ocorrência dessas características consiste em um certo tipo de desvelamento, é investigada essa última noção tal como ela se faz ver na grande obra. É mostrado como a estrutura do ser enquanto tal é aí desvelada. A estrutura do ser é o que possibilita estarmos cientes do que quer que seja. Ao erigir um mundo, a obra realiza nosso copertencimento e adesão a um conjunto de valores e sentidos; ao trazer a terra à proximidade, ela nos torna cientes de que esse conjunto de valores e sentidos não é necessário, mas fortuito; e ao consumar o conflito entre mundo e terra, ela mostra que nosso mundo corre o risco de desaparecer.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos