Two basic results on translations between logics

Conteúdo do artigo principal

Edward Hermann Haeusler
Luiz Carlos Pereira

Resumo

Dois resultados básicos sobre traduções entre lógicas
O objetivo do presente trabalho é mostrar dois resultados básicos relativos à tradução entre lógicas:
[1] O primeiro resultado estabelece que, dadas duas lógicas S1 e S2, com linguagens L1 e L2, e uma tradução F de L1 em L2 que interpreta S1 em S2, então, dada qualquer lógica intermediária S3 entre S1 e S2, a mesma tradução F Interpreta S1 em S3.
[2] O segundo resultado estabelece que a tradução F não pode interpretar S3 em S2.
---
Artigo em inglês.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edward Hermann Haeusler, Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

possui graduação em Matemática pela Universidade de Brasília (1983), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computabilidade e Modelos de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da prova, proof theory, teoria das categorias, semântica formal e Lógica. Foi coordenador de Pós-Graduação do DI-PUC de 2010-2 a 2014-1

Luiz Carlos Pereira, Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Doutorado Em Filosofia pela Universidade de Estocolmo (1982). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: wittgenstein, dedução natural, logica, prova e construtivismo.