Computadores nas práticas matemáticas: um exercício de micro história

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Gisele Dalva Secco

Resumo

O uso de computadores em práticas matemáticas é tema para reflexões de teor filosófico, histórico e sociológico. Amostras da miríade de questões que surgem quando a matemática incorpora definitivamente os computadores em seu domínio podem ser extraídas da análise do peculiar caso da prova do Teorema das Quatro Cores. Invariavelmente as narrativas habituais acerca da instauração da relevância filosófica deste célebre resultado matemáticopautam-se pelas questões levantadas a partir do argumento da introdução da experimentação na matemática, de Thomas Tymoczko. O objetivo deste texto é apresentar uma narrativa alternativamente circunstanciada, uma espécie de exercício de micro história, como pano de fundo parao mapeamento de algumas questões filosoficamente relevantes que ainda podem ser instigadas pelo caso do Teorema das Quatro Cores. Pretende-se sustentar que a relevância deste caso não se reduz à de servir como ilustração de uma curiosidade histórica ou sociológica da matemática ou da ciência da computação, mas pode ainda ser fonte de problemas conceituais interessantes para a filosofia da prática matemática, na interface com a filosofia da ciência da computação.

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Artigos
Biografia do Autor

Gisele Dalva Secco, Departamento de Filosofia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/CNPq

Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2004), onde realizou seu metrado (2006) com bolsa da CAPES e atuou como professora auxiliar entre os anos de 2007 e 2008. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2013), onde foi bolsista do CNPq. Realizou doutorado sanduíche pelo Programa CAPES/Cofecub, na Universidade de Paris 1 - Panthéon Sorbonne, com bolsa vinculada ao projeto "Teorias Lógicas Contemporâneas e Filosofia da Linguagem: questões epistemológicas e semânticas". Atuou como professora horista do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) - a Escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getulio Vargas (FGV) - entre 2010 e 2011. É professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professora coordenadora do PIBID Interdisciplinar - UFRGS/Campus do Vale, subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFRGS) entre 2014 e 2016.