O que é isto - o PROF-FILO?

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Patrícia Del Nero Velasco

Resumo

O Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, apoiado pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, foi gestado de forma coletiva e colaborativa, iniciando suas atividades acadêmicas em 2017. Transcorridos os dois primeiros anos do programa, a comunidade filosófica ainda desconhece o que é feito no âmbito do PROF-FILO e, não raro, questiona se a natureza profissional do mestrado é condizente com os critérios (mínimos!) para a Filosofia na pós-graduação. O presente artigo pretende, a partir da apresentação de dados do programa, discutir a natureza profissional deste último, atentando para a indissociabilidade entre teoria e prática no exercício docente – e defendendo que as atividades de ensino e pesquisa no âmbito do PROF-FILO contribuem para o processo de ressignificação da identidade dos/as professores/as discentes e docentes do Mestrado Profissional em Filosofia.

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Artigos
Biografia do Autor

Patrícia Del Nero Velasco, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Possui bacharelado (1996), licenciatura (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. De 2001 a 2009 lecionou em diversas instituições de ensino superior, dentre as quais a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a PUC-SP. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição na qual coordenou o Curso de Licenciatura em Filosofia (2010-2012), o Sub-Projeto PIBID-Filosofia (2011-2013) e o Núcleo UFABC do PROF-FILO - Mestrado Profissional em Filosofia (2016-2018), bem como foi representante docente das coordenações do Curso de Bacharelado em Filosofia (2014-2015), do Curso de Licenciatura em Filosofia (2013-2017) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (2015-2017), além de representante do Curso de Licenciatura em Filosofia junto ao Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de profissionais do Magistério de Educação Básica da UFABC (COMFOR-UFABC) (2014-2016). Hoje é membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Filosofia, representante docente da coordenação do PROF-FILO/Núcleo UFABC e membro do Comitê Gestor Nacional do PROF-FILO. Lidera o grupo do CNPq Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil), atuando nas linhas "Fundamentos do Ensino de Filosofia" e "Ensino de Argumentação Lógica e Ciências". Nesta, desenvolveu o projeto "Sobre o lugar da argumentação lógica na Filosofia: subsídios teóricos e metodológicos para o Ensino Médio" (Edital Universal - MCTI/CNPq Nº 14/2014). É autora do livro "Educando para a argumentação: contribuições do ensino da lógica" (Editora Autêntica), integrante do núcleo de sustentação do grupo de trabalho da ANPOF "Filosofar e Ensinar a Filosofar" e membro do grupo de pesquisa ELAD - Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (UESC/CNPq). No biênio 2019-2020, exerce o cargo de secretária adjunta da diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).