What is this – the PROF-FILO?

Main Article Content

Patrícia Del Nero Velasco

Abstract

The Professional Master in Philosophy – PROF-FILO, supported by the Brazilian National Association of Graduate Studies in Philosophy (ANPOF), was created in a collective and collaborative way, starting its academic activities in 2017. After the first two years of the program, the philosophical community is still unaware of what is done within the scope of PROF-FILO. And, not rare, questions whether the professional nature of the master’s degree is consistent with the (minimum!) criteria for Philosophy in the postgraduate. This article aims, from the presentation of program data, to discuss the professional nature of this master’s degree, considering the inseparability between theory and practice in the teaching exercise – and arguing that teaching and research activities within the scope of PROF-FILO contribute to the process of identity re-signification of all involved in the Professional Master in Philosophy.

Article Details

Section
Articles
Author Biography

Patrícia Del Nero Velasco, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Possui bacharelado (1996), licenciatura (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. De 2001 a 2009 lecionou em diversas instituições de ensino superior, dentre as quais a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a PUC-SP. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição na qual coordenou o Curso de Licenciatura em Filosofia (2010-2012), o Sub-Projeto PIBID-Filosofia (2011-2013) e o Núcleo UFABC do PROF-FILO - Mestrado Profissional em Filosofia (2016-2018), bem como foi representante docente das coordenações do Curso de Bacharelado em Filosofia (2014-2015), do Curso de Licenciatura em Filosofia (2013-2017) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (2015-2017), além de representante do Curso de Licenciatura em Filosofia junto ao Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de profissionais do Magistério de Educação Básica da UFABC (COMFOR-UFABC) (2014-2016). Hoje é membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Filosofia, representante docente da coordenação do PROF-FILO/Núcleo UFABC e membro do Comitê Gestor Nacional do PROF-FILO. Lidera o grupo do CNPq Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil), atuando nas linhas "Fundamentos do Ensino de Filosofia" e "Ensino de Argumentação Lógica e Ciências". Nesta, desenvolveu o projeto "Sobre o lugar da argumentação lógica na Filosofia: subsídios teóricos e metodológicos para o Ensino Médio" (Edital Universal - MCTI/CNPq Nº 14/2014). É autora do livro "Educando para a argumentação: contribuições do ensino da lógica" (Editora Autêntica), integrante do núcleo de sustentação do grupo de trabalho da ANPOF "Filosofar e Ensinar a Filosofar" e membro do grupo de pesquisa ELAD - Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (UESC/CNPq). No biênio 2019-2020, exerce o cargo de secretária adjunta da diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).