Produtos educacionais de filosofia: a produção do mestrado profissional e seu contexto

Conteúdo do artigo principal

Felipe Gonçalves Pinto
Taís Silva Pereira

Resumo

O artigo discute a criação de produtos didáticos e educacionais no âmbito do ensino de filosofia, debruçando-se especialmente sobre a experiência de pesquisa, formação e produção técnica do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN-CEFET/RJ). Os objetivos desta etapa da pesquisa consistem em situar a produção de produtos educacionais de Filosofia no contexto dos Mestrados Profissionais voltados ao ensino; analisar documentos e políticas do Ministério da Educação e, sobretudo, da Capes que dizem respeito à criação dos cursos de Mestrado Profissional, especialmente aqueles voltados ao ensino e com ênfase nas diretrizes e recomendações a respeito dos trabalhos de conclusão de curso; revisar parte da produção acadêmica voltada à tipificação de produtos educacionais criados em cursos de mestrado profissional; e apresentar, a partir da experiência do PPFEN, proposta de tipificação de produtos educacionais na área de filosofia.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Felipe Gonçalves Pinto, PPFEN-CEFET/RJ

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2006), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2009) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2014) com experiência de Estágio Doutoral no Centre Leon Robin (CNRS-ENS-Paris IV). Atualmente é Docente EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e membro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN-CEFET/RJ). Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Filosofia, Aristóteles, Phantasia.

Taís Silva Pereira, PPFEN-CEFET/RJ

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) desde 2010, no Ensino Médio Integrado e Pós-graduação, atuando nos âmbitos do Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política, Ensino de Filosofia e Produção de Material Didático para o Ensino de Filosofia.