Para além da dialética: entre o lógos e o sagrado

Conteúdo do artigo principal

Rodolfo José Rocha Rachid

Resumo

Meu propósito neste artigo é analisar como a dialética, concebida por Platão em seus Diálogos, se origina de um nexo inerente entre os âmbitos mítico e racional. Na primeira seção, buscarei expor o nascimento da concepção de theoría, como uma prática religiosa e política, observado, sobretudo, no nascimento da tragédia como um fenômeno cívico e ritualístico, pré-condição ao despertar da filosofia. Na segunda seção, discutirei que o opróbrio platônico à tragédia e à poesia épica não se baseia em uma crítica estética, mas numa fenomenologia das paixões, pela qual defende sua abordagem ontológica e ética contra os poetas e a mentalidade trágica. A dialética platônica surge deste modo da tentativa de elaborar uma nova forma de cosmovisão das estruturas míticas e racionais, atestada na polis ateniense. Na última seção, visarei demonstrar que a dialética nos Diálogos de Platão tem um significado ambíguo, porque pode indicar a ciência da verdade assim como o lado reto da retórica. De acordo com as asserções supramencionadas, buscarei confirmar o sentido polissêmico da dialética, concebido como projeto ao mesmo tempo retórico e epistêmico, político e cultural.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rodolfo José Rocha Rachid, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1993), graduação em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), graduação em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Filosofia (Diplôme D'études Approfondies) - Université Catholique de Louvain (2000) e doutorado em Filosofia e Letras - Université Catholique de Louvain (2004). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense e professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ. Atua principalmente nos seguintes temas: letras clássicas, filosofia antiga, filosofia medieval, paleografia latina, crítica textual. 

Referências

CASSIN, Barbara. “Esquisse de typologie des définitions de la rhétorique de Platon à AElius Aristide” in CASSIN, Bárbara (Org.). La rhétorique au miroir de la philosophie. Définitions rhétoriques et définitions philosophiques de la rhétorique. Paris: Jean Vrin, 2015.
CASSIN, Barbara. O Efeito sofístico. São Paulo: Editora 34, 2005.
COLLI, Giorgio. La Sagesse Grecque. Tome III. Héraclite. Trad. Marie José Tramuta. Paris: Editions l’Éclat, 1994.
DIXSAUT, Monique. Platon, le désir de comprendre. Paris: Jean Vrin, 2003.
GADAMER, Hans George. Verdade e Método. Vol. 1. São Paulo: Vozes, 2007.
GOURINAT, Michel. “La diérèse est-elle une partie de la dialectique?” IN GOURINAT, J.B. et LEMAIRE, J. (ÉD.). Logique et dialectique dans l’Antiquité. Paris: Jean Vrin, 2016.
GUTHRIE, W.K.C. The Sophists. Cambridge: CUP, 1971.
HAVELOCK, Eric. Preface to Plato. Harvard University Press: 1963.
HAVELOCK, Eric. A revolução da escrita na Grécia antiga. Tradução de Ordep Serra. São Paulo: UNESP, 1994.
MATTÉI, Jean François. Platon et le miroir du mythe, De l’âge d’or à l’Atlantide. Paris: PUF, 1996.
NIGHTINGALE, Andreas Wilson. Spectacles of truth in classical greek philosophy, theoria in its cultural context. Cambridge: C.U.P., 2009.
PLATON. La République I-III. Texte établi et traduit par Émile Chambry. Paris: Les Belles Lettres, 1989.
PLATON. Phèdre. Texte établi et traduit par Léon Robin. Paris: Les Belles Lettres, 1954.
ROSEN, Stanley. Plato’s Sophist, The Drama of Original and Image. New Haven & London: Yale University Press, 1983.
RYLE, Gilbert. L’itinéraire de Platon. (Trad.) Jacques Follon. Paris: Jean Vrin, 2003.
TORRANO, JAA. Mito e imagens míticas. São Paulo: Editora Córrego, 2019.
TRINDADE, José. Saber e Formas: estudo de filosofia no Êutifron de Platão. Lisboa: Editorial Presença, 1987.
VASILIU, Anca. Dire et voir, la parole visible du Sophiste. Paris: Jean Vrin, 2008.
WOLFF, Francis. “Pourquoi la dialectique” in GOURINAT, J.B. & LEMAIRE, J. (ÉD.). Logique et dialectique dans l’Antiquité. Paris: Jean Vrin, 2016.