Para além da dialética: entre o lógos e o sagrado

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rodolfo José Rocha Rachid

Resumo

Meu propósito neste artigo é analisar como a dialética, concebida por Platão em seus Diálogos, se origina de um nexo inerente entre os âmbitos mítico e racional. Na primeira seção, buscarei expor o nascimento da concepção de theoría, como uma prática religiosa e política, observado, sobretudo, no nascimento da tragédia como um fenômeno cívico e ritualístico, pré-condição ao despertar da filosofia. Na segunda seção, discutirei que o opróbrio platônico à tragédia e à poesia épica não se baseia em uma crítica estética, mas numa fenomenologia das paixões, pela qual defende sua abordagem ontológica e ética contra os poetas e a mentalidade trágica. A dialética platônica surge deste modo da tentativa de elaborar uma nova forma de cosmovisão das estruturas míticas e racionais, atestada na polis ateniense. Na última seção, visarei demonstrar que a dialética nos Diálogos de Platão tem um significado ambíguo, porque pode indicar a ciência da verdade assim como o lado reto da retórica. De acordo com as asserções supramencionadas, buscarei confirmar o sentido polissêmico da dialética, concebido como projeto ao mesmo tempo retórico e epistêmico, político e cultural.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RACHID, Rodolfo José Rocha. Para além da dialética: entre o lógos e o sagrado. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 29, n. 48, p. 6-28, june 2021. ISSN 0104-6675. Disponível em: <http://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/770>. Acesso em: 01 apr. 2023. doi: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2021n48a770.
Seção
Artigos

Referências

CASSIN, Barbara. “Esquisse de typologie des définitions de la rhétorique de Platon à AElius Aristide” in CASSIN, Bárbara (Org.). La rhétorique au miroir de la philosophie. Définitions rhétoriques et définitions philosophiques de la rhétorique. Paris: Jean Vrin, 2015.
CASSIN, Barbara. O Efeito sofístico. São Paulo: Editora 34, 2005.
COLLI, Giorgio. La Sagesse Grecque. Tome III. Héraclite. Trad. Marie José Tramuta. Paris: Editions l’Éclat, 1994.
DIXSAUT, Monique. Platon, le désir de comprendre. Paris: Jean Vrin, 2003.
GADAMER, Hans George. Verdade e Método. Vol. 1. São Paulo: Vozes, 2007.
GOURINAT, Michel. “La diérèse est-elle une partie de la dialectique?” IN GOURINAT, J.B. et LEMAIRE, J. (ÉD.). Logique et dialectique dans l’Antiquité. Paris: Jean Vrin, 2016.
GUTHRIE, W.K.C. The Sophists. Cambridge: CUP, 1971.
HAVELOCK, Eric. Preface to Plato. Harvard University Press: 1963.
HAVELOCK, Eric. A revolução da escrita na Grécia antiga. Tradução de Ordep Serra. São Paulo: UNESP, 1994.
MATTÉI, Jean François. Platon et le miroir du mythe, De l’âge d’or à l’Atlantide. Paris: PUF, 1996.
NIGHTINGALE, Andreas Wilson. Spectacles of truth in classical greek philosophy, theoria in its cultural context. Cambridge: C.U.P., 2009.
PLATON. La République I-III. Texte établi et traduit par Émile Chambry. Paris: Les Belles Lettres, 1989.
PLATON. Phèdre. Texte établi et traduit par Léon Robin. Paris: Les Belles Lettres, 1954.
ROSEN, Stanley. Plato’s Sophist, The Drama of Original and Image. New Haven & London: Yale University Press, 1983.
RYLE, Gilbert. L’itinéraire de Platon. (Trad.) Jacques Follon. Paris: Jean Vrin, 2003.
TORRANO, JAA. Mito e imagens míticas. São Paulo: Editora Córrego, 2019.
TRINDADE, José. Saber e Formas: estudo de filosofia no Êutifron de Platão. Lisboa: Editorial Presença, 1987.
VASILIU, Anca. Dire et voir, la parole visible du Sophiste. Paris: Jean Vrin, 2008.
WOLFF, Francis. “Pourquoi la dialectique” in GOURINAT, J.B. & LEMAIRE, J. (ÉD.). Logique et dialectique dans l’Antiquité. Paris: Jean Vrin, 2016.