Ensino de Filosofia e uso do Livro Didático: um debate necessário

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Pedro Ergnaldo Gontijo

Resumo

A proposta deste texto é apresentar duas justificativas para que a comunidade acadêmica da filosofia possa se debruçar sobre as relações entre Ensino de Filosofia e o uso de Livro Didático. Parte-se de uma avaliação sobre a relevância da presença da filosofia na Educação Básica Brasileira e das possibilidades de aprendizagem por meio de livros didáticos de filosofia para expor essas duas justificativas. Na primeira, apresentaremos informações que mostram uma mudança qualitativa e quantitativa na presença de materiais/textos de filosofia acessíveis à população nos últimos anos que justificaria socialmente sua relevância e, na segunda, problematizaremos os discursos vindos, sobretudo da própria comunidade acadêmica (professores universitários) a respeito dessa aprendizagem da filosofia que tenha suporte ou introdução ou que se sirva de livros didáticos para efetivá-la. Nessa empreitada, se almeja produzir um sentido afirmativo sobre o uso de materiais didáticos para o ensino de filosofia e de sua qualificada expressão filosófica.

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Biografia do Autor

Pedro Ergnaldo Gontijo, Universidade de Brasília (UnB)

Estou Prof. Adjunto no Departamento de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília. Colaboro também no Mestrado Profissional em Filosofia - Núcleo da Universidade Federal de Tocantins - UFT. da Na graduação atuo principalmente com disciplinas relacionadas à formação de professores de Filosofia e na Metafísica trabalho com o pensamento metafísico contemporâneo procurando dialogar tradição ocidental com outras tradições de pensamento presentes na América Latina. Minha jornada de formação acadêmica passou por Ensino Médio profissionalizante como Técnico em Eletrônica (1985), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2003) e Doutorado em Filosofia da Educação pela UNICAMP (2008). Minha atuação profissional passou por técnico em eletrônica, professor em instituições privadas e como professor de Filosofia da Secretaria de Educação do Distrito Federal (1996 - 2006). Atuo como membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz - CBJP, organismo vinculado à CNBB e da Comissão de Análise de Conjuntura da CNBB. Tenho experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ensino de Filosofia no Ensino Médio e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação, psicodrama, integração e criatividade, ética, Metafísica, filosofia política e Direitos Humanos.