Ensino da Filosofia: uma tarefa impossível?

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Danilo Marcondes de Souza Filho

Resumo

O ensino da filosofia sempre trouxe inúmeros desafios, podendo até mesmo ser considerado a rigor impossível. Exploraremos algumas das várias direções para viabilizar essa tarefa, mostrando que surpreendentemente o ceticismo nos traz algumas saídas que podem dar resultado.

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Artigos
Biografia do Autor

Danilo Marcondes de Souza Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Filosofia - University of St Andrews (1980). Em 2008 foi directeur d'études associé na Maison des Sciences de l'Homme (Paris, França), em 2009 foi visiting researcher na Brown University, Providence, RI, EUA e em 2011 (janeiro-fevereiro) professeur invité na Université de Paris-X. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (tempo parcial) e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi presidente da North American Association for the History of the Languages Sciences de 2010-2012. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da linguagem (pragmática e análise do discurso), história do ceticismo na filosofia moderna, ética aplicada. Coordenador de área de Filosofia/Teologia na Capes (2011-2014). Coordena o projeto interdisciplinar Ética e Realidade Atual com financiamento da Finep/Faperj/Cnpq (www.era.org.br). Exerce desde 2014 a Coordenação de Internacionalização na PUC-Rio junto à Reitoria.