Teaching philosophy: an impossible task?

Main Article Content

Danilo Marcondes de Souza Filho

Abstract

Teaching philosophy always meant having to face many challenges, sometimes even considered an impossible task. We shall envision some ways of making this task possible, showing that surprisingly skepticism can give good results.

Article Details

Section
Articles
Author Biography

Danilo Marcondes de Souza Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Filosofia - University of St Andrews (1980). Em 2008 foi directeur d'études associé na Maison des Sciences de l'Homme (Paris, França), em 2009 foi visiting researcher na Brown University, Providence, RI, EUA e em 2011 (janeiro-fevereiro) professeur invité na Université de Paris-X. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (tempo parcial) e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi presidente da North American Association for the History of the Languages Sciences de 2010-2012. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da linguagem (pragmática e análise do discurso), história do ceticismo na filosofia moderna, ética aplicada. Coordenador de área de Filosofia/Teologia na Capes (2011-2014). Coordena o projeto interdisciplinar Ética e Realidade Atual com financiamento da Finep/Faperj/Cnpq (www.era.org.br). Exerce desde 2014 a Coordenação de Internacionalização na PUC-Rio junto à Reitoria.