O prazer estético: Schopenhauer entre o dito e o não dito Português

Conteúdo do artigo principal

Dax Moraes

Resumo

A Estética de Schopenhauer, ou melhor dizendo, Metafísica do Belo, é bem conhecida pela estranha afirmação segundo a qual o prazer estético deve ser compreendido e até mesmo possibilitado exclusivamente sob a condição de um estado de contemplação isento de vontade. Além do fato de isso significar uma espécie de sentimento absolutamente intelectual, surpreendentemente, ainda é um acontecimento pelo qual um mero instrumento de conhecimento deve superar seu senhor – a vontade – de tal maneira que se torna capaz de se libertar para conhecer objetos supostamente sem interesse algum para a vontade. Este artigo pode desafiar essa teoria a fim de dar sentido ao que Schopenhauer poderia querer dizer com isso.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Dax Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2011), com mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2003), realizado com bolsa do CNPq (2001-2003), bacharelado e licenciatura em Filosofia pela mesma universidade (2007) e bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) (1998). Autor dos livros "História Filosófica do Amor" (EDUFRN, 2019) e "O Acontecimento do Amor" (UFCSPA, 2020). Atualmente, é Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor Permanente no PPGFIL/UFRN. Realizou estágio pós-doutoral como Professor Visitante no Dipartimento di Studi Umanistici da Università del Salento (UniSalento) (Lecce, Itália) (2018-2019). É membro de Conselhos Editoriais e revisor de periódicos, entre os quais a revista Princípios, de que foi Editor Responsável de 2014 a 2018. Foi professor do quadro efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2007-2014), professor substituto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ) (2006-2007) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ) (2005-2006). Também lecionou nos cursos de graduação e especialização, na área de Filosofia e afins, na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (2006-2007), em curso de especialização da UniverCidade (2007) e em cursos de graduação da Unisuam (2003-2004), todas na cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Metafísica e Teoria do Conhecimento. Em sua produção, também se destacam temas relativos a Ética e Filosofia Política Moderna. Além disso, tem experiência em temas de Fundamentos e Filosofia da Educação, pesquisas e publicações relevantes em Filosofia do Amor. As pesquisas atuais se desenvolvem em torno do pensamento schopenhaueriano em geral, com foco privilegiado na investigação de possibilidades críticas abertas pela hermenêutica fenomenológica e filosofias existenciais do século XX. Membro do Núcleo de Sustentação do GT Schopenhauer da ANPOF-Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia e líder do Grupo de Pesquisa "Metafísica Contemporânea" (UFRN/CNPq).

Referências

BRUM, J. T. O pessimismo e suas vontades: Schopenhauer e Nietzsche. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
CACCIOLA, M. L. A questão do dogmatismo. São Paulo: USP, 1994.
CACCIOLA, M. L. O conceito de interesse. Cadernos de filosofia alemã, São Paulo, n. 5, p. 5-15, ago. 1999.
MORAES, D. Desinteresse e comprazimento estético: considerações acerca da apreciação estética kantiana por Schopenhauer face às de Hegel e Heidegger. O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v. 19, n. 28, p. 145-167, dec. 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2021.
OUPNEK'HAT. In: DUPERRON, A. Theologia et filosofia indica. Tomus II. Paris: Argentorati, 1802.
ROSSET, C. La estética de Schopenhauer. In: ______. Escritos sobre Schopenhauer. Trad. Rafael del Hierro Oliva. Valencia: Pre-textos, 2005. p. 119-199.
SCHOPENHAUER, A. Metaphysik des Schönen. Ed. Volker Spierling. Munique: Piper, 1985.
SCHOPENHAUER, A. Schopenhauer im Kontext: Werkausgabe I. Berlin: Karsten Worm InfoSoftWare, 2001. 1 CD-ROM.
SCHOPENHAUER, A. Metafísica do belo. Trad. anot. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2003.
SCHOPENHAUER, A. Aforismos para a sabedoria de vida. Trad. Jair Barboza. São Paulo: M. Fontes, 2009.
SCHOPENHAUER, A. Sobre filosofia e ciência da natureza. In: ______. Sobre a filosofia e seu método. Trad. Flamarion C. Ramos. São Paulo: Hedra, 2013. p. 149-234.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação: tomo II – Complementos: Livros I-II. Trad. Eduardo Ribeiro da Fonseca. Curitiba: UFPR, 2014a.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação: tomo II – Complementos: Livros III-IV. Trad. Eduardo Ribeiro da Fonseca. Curitiba: UFPR, 2014b.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação: primeiro tomo. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2015a.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação: segundo tomo. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2015b.