A sensibilidade do diafragma em Diderot: um paradoxo do paradoxo

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Clara Carnicero de Castro

Resumo

A referência ao órgão do diafragma sinaliza uma acepção específica da sensibilidade, que coexiste com outras acepções em alguns dos escritos mais importantes da obra tardia de Diderot: Sonho de d'Alembert (1769), Elementos de fisiologia (≈1782), Refutação de Helvétius (1783) e, sobretudo, Paradoxo sobre o comediante (1773). Trata-se de uma acepção de difícil interpretação, porque ela se desdobra em duas: o diafragma e o cérebro como dois motores sensíveis do corpo humano. O objetivo deste artigo é apresentar o problema da sensibilidade do diafragma em Diderot, considerando esse duo, para, em seguida, contextualizar a teoria nos escritos de naturalistas e médicos da época (Buffon, La Caze e Bordeu) e, por fim, propor uma interpretação com base nestes.

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Artigos
Biografia do Autor

Clara Carnicero de Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora de Filosofia Moderna do quadro principal do departamento de Filosofia da PUC-Rio, co-líder do Núcleo de Pensamento Moderno (NUPEM/PUC-Rio) e bolsista do Programa de Incentivo à Produtividade em Ensino e Pesquisa da PUC-Rio. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2022) e em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Filosofia (2006) pela mesma instituição e doutorado também em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2012), com um ano de estágio doutoral (2011) e dois anos de estágio pós-doutoral (2013 e 2015) na Universidade Sorbonne-Paris 4 (supervisão prof. Dr. Michel Delon e prof. Dr. Jean-Christophe Abramovici). Entre ago-2012 e maio-2017, foi pós-doutoranda do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do prof. Dr. Maurício de Carvalho Ramos. Nos dois anos subsequentes (2017-2019), foi professora substituta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná. A partir de ago/2019 até o fim de 2020, ministrou aulas de francês para o programa de extensão de ensino de idiomas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Idiomas) e da Universidade Federal do Paraná (CELIN). Possui experiência na área de História da Filosofia Moderna e Estética do século XVIII, principalmente nos seguintes autores e temas: Sade, Diderot, d'Holbach, La Mettrie, Gassendi, empirismo e materialismo francês da Idade Moderna, materialismo antigo, romance/conto/diálogo filosófico do século XVIII.

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