The diaphragm sensibility in Diderot: a paradox of the paradox

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Clara Carnicero de Castro

Abstract

The reference to the diaphragm organ indicates a specific kind of sensibility. This meaning coexists with others in some of the most important writings of Diderot’s late work: Rêve de d'Alembert (1769), Éléments de physiologie (≈1782), Réfutation d'Helvétius (1783) and, above all, Paradoxe sur le comédiant (1773). This meaning is difficult to interpret because it unfolds in two: the diaphragm and the brain as two sensitive motors of the human body. The objective of this article is to present the problem of the diaphragm sensibility in Diderot, considering this twofold sense, to then contextualize the theory in the writings of naturalists and physicians of the time (Buffon, La Caze and Bordeu). Furthermore, we propose an interpretation consistent with this context.

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Clara Carnicero de Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora de Filosofia Moderna do quadro principal do departamento de Filosofia da PUC-Rio, co-líder do Núcleo de Pensamento Moderno (NUPEM/PUC-Rio) e bolsista do Programa de Incentivo à Produtividade em Ensino e Pesquisa da PUC-Rio. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2022) e em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Filosofia (2006) pela mesma instituição e doutorado também em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2012), com um ano de estágio doutoral (2011) e dois anos de estágio pós-doutoral (2013 e 2015) na Universidade Sorbonne-Paris 4 (supervisão prof. Dr. Michel Delon e prof. Dr. Jean-Christophe Abramovici). Entre ago-2012 e maio-2017, foi pós-doutoranda do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do prof. Dr. Maurício de Carvalho Ramos. Nos dois anos subsequentes (2017-2019), foi professora substituta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná. A partir de ago/2019 até o fim de 2020, ministrou aulas de francês para o programa de extensão de ensino de idiomas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Idiomas) e da Universidade Federal do Paraná (CELIN). Possui experiência na área de História da Filosofia Moderna e Estética do século XVIII, principalmente nos seguintes autores e temas: Sade, Diderot, d'Holbach, La Mettrie, Gassendi, empirismo e materialismo francês da Idade Moderna, materialismo antigo, romance/conto/diálogo filosófico do século XVIII.

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