Deslocamentos do feminino e do amor

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Marcela Oliveira

Resumo

Neste artigo, são apresentados deslocamentos da ideia de “feminino” em relação com configurações do “amor” na história da literatura. A construção de uma identidade feminina, que com diferentes nuances perpassa a tradição ocidental, será vista na origem da poesia, em Homero; e em três expressões modernas que carregam a marca do caráter passageiro dos novos tempos: a Passante de Baudelaire, Emma Bovary de Flaubert e Albertine de Proust. Nessas personagens, pode-se notar traços de ambiguidade em torno de suas aparências e intenções, que se mostram na maneira como se movimentam, ou levam os outros a se movimentarem, nos encontros amorosos.

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Artigos
Biografia do Autor

Marcela Oliveira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Doutorado (2014) e Mestrado (2009) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e Graduação (2005) em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua ênfase de pesquisa é nas áreas de Estética e Filosofia da Arte, Filosofia Contemporânea, Teoria do Teatro e Literatura. É integrante do Grupo de Trabalho em Estética na ANPOF. Autora do livro "Teatro da espera: Beckett e a ruína do drama" (7Letras - 2018).

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