O Eros da Physis e o mágico primordial em Plotino

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Marcus Reis

Resumo

Neste artigo, procuro esmiuçar algumas ideias de Plotino concernentes a um erotismo típico da physis, iluminando o conceito de magia (goéteia) associada por ele ao eros, chegando mesmo a declarar que eros é o mágico primordial (IV, 4 [28], 40). A noção mais importante para fundamentarmos essa magia erótica será a de phykhé e a descrição da hipóstase da Alma e de suas múltiplas características é parte importante deste artigo. Em seguida, descreveremos como o próprio homem se mostra, por vezes, a ela prisioneiro quando não cuida de voltar para sua origem, isto é, quando não pratica sua atividade mais própria que é a contemplação dos estratos superiores, como do Intelecto (nous) e do Uno/Bem. No entanto, quando ele pratica a contemplação, ele se torna liberto desta magia erótica do mundo natural

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Artigos
Biografia do Autor

Marcus Reis, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) . Pós-doutorado em filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro com a linha de pesquisa "Críticas à escrita e convivência filosófica em Platão" (2009). Foi profesor recém-doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a linha de pesquisa "Cosmologia e Ética no Helenismo", analisando especialmente os textos de Plotino. Foi Chefe de departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense entre 01/2012 a 01/2014, onde é professor Associado I. Coordena dois grupos de pesquisa certificados no CNPq (Apophatiké-estudos em mística comparada - http://www.apophatike.com - e o Academia Celeste) e também o grupo de estudos no ambito da graduação ASKESIS (http://www.uff.br/helenismo/). Tem experiência na área de História da Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga e Antiguidade Tardia, atuando principalmente nos seguintes temas: Platão, Mitologia, Neoplatonismo, Helenismo, Antiguidade Tardia, Filosofia como Forma de Vida, Filosofia da Religião, Ascese, Monastcismo e Mística.

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