Notas sobre o tempo e o luto no mundo pós-covid

Conteúdo do artigo principal

Carla Rodrigues

Resumo

Este artigo tem como ponto de partida a noção de “novo tempo do mundo”, proposta pelo filósofo Paulo Arantes, em torno da qual articulo as transformações materiais e subjetivas das formas de vida pós-covid. Trabalho com a proposição de que são mudanças inseparáveis, consequência do encaixe perfeito entre o capitalismo de plataforma e as mudanças trazidas pela pandemia de covid-19. Por fim, discuto, recorrendo à filosofia de Judith Butler, a dificuldade de encontrar um caminho para o trabalho de luto em relação às perdas coletivas que são, de fato, perda de uma certa forma de existência humana.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carla Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da cadeira de Ética no Departamento de Filosofia da UFRJ desde 2013, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (IFCS/UFRJ), onde vem se dedicando ao estudo do pensamento da filósofa Judith Butler. Foi contemplada com bolsa de produtividade do edital Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj, 2017) com o projeto "Judith Butler: do gênero à crítica da violência de estado". É uma das coordenadora do projeto Epistemologias Feministas, aprovado em edital de Humanidades da Faperj (2016). É coordenadora do GT Desconstrução, linguagem, alteridade, da ANPOF e integrante do recém-criado GT Filosofia e Gênero. É membro da Comissão Deliberativa do PPGF como representante da linha de pesquisa Gênero, raça e cultura. Coordena o laboratório Escritas - filosofia, gênero e psicanálise (UFRJ/CNPq), catalogado no Diretório de Núcleos de Pesquisa do CNPq. É autora, entre outros, de "Duas palavras para o feminino - hospitalidade e responsabilidade - sobre ética e política em Jacques Derrida" (NAU/Faperj, 2013) e "Coreografias do feminino" (Editora Mulheres, 2009), e organizadora de "Problema de gênero", antologia de ensaios brasileiros (Funarte/2016). Doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio, realizou pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem/Unicamp, como bolsista do programa do CNPq (2011/2013).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Em que ponto estamos? A pandemia como política. Trad. Claudio Oliveira. São Paulo: n-1 edições, 2021.

AGAMBEN, Giorgio. Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia. Trad. Isabella Marcatti. São Paulo: Boitempo, 2020.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

ARANTES, Paulo. O novo tempo do mundo e outros estudos sobre a era da emergência. São Paulo: Boitempo, 2014.

ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

BUTLER, Judith. Que mundo é esse? Uma fenomenologia pandêmica. Tradução. Beatriz Zampieri, Gabriel Ponciano, Luís Felipe Teixeira, Nathan Teixeira, Petra Bastone e Victor Galdino. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BUTLER, Judith. The force of non-violence. Londres: Verso, 2020

BUTLER, Judith. A força da não violência. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2021.

BUTLER, Judith. Vida precária. Trad. Andreas Lieber, revisão técnica Carla Rodrigues. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CRARY, Jonathan. Terra arrasada: além da era digital, rumo a um mundo pós-capitalista. Trad. Humberto do Amaral. São Paulo: UBU Editora, 2023.

DANOWSKI, Déborah e CASTRO, Eduardo Viveiros. The ends of the world. Trad. Rodrigo Nunes. Cambridge, MA: Polity Press, 2017. [Há mundos por vir? Ensaios sobre os medos e os fins. Florianópolis: Cultura e Barbárie], 2014.

FISCHER, Mark. K-punk: the collected and unpublished writtings of Mark Fisher (2004-2016). Londres: Repeater Books, 2018.

FREUD, S. Tempos de guerra e de morte. Trad. Petê Rissatti. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021. 2ª. edição.

GALVÃO, Antônio. Do realismo capitalista ao comunismo ácido. São Paulo: Autonomia Literária, 2023.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Trad. Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2001.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia das Letras, 2020. 2ª. edição.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Trad. Ricardo Barbosa. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1979. 1ª. edição.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Trad. Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2018. p. 20.

SRNICEK, Nick. Platform Capitalism. Polity Press; 2016.

RODRIGUES, Carla. Saídas da grande noite colonial. Revista Estilhaço, número 1, 2022.

RODRIGUES, Carla. O luto entre clínica e política: Judith Butler para além do gênero. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

RODRIGUES, Carla. Por uma filosofia política do luto. O que nos faz pensar, v. 29, n. 4, 2020.