Revisiting the proof theory of Classical S4

Main Article Content

Bruno Lopes
Cecília Englander
Fernanda Lobo
Marcela Cruz

Abstract

In 1965 Dag Prawitz presented an extension of Gentzen-type systems of Natural Deduction to modal concepts of S4. Maria da Paz Medeiros showed in 2006 that the proof of normalisation for classical S4 does not hold and proposed a new proof of normalisation for a logically equivalent system, the system NS4. However two problems in the proof of the critical lemma used by Medeiros in her proof were pointed out by Yuuki Andou in 2009. This paper presents a proof of the critical lemma, resulting in a proof of normalisation for NS4.

Article Details

Section
Articles
Author Biographies

Bruno Lopes, Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense

Professor na Universidade Federal Fluminense (IC/UFF) e pesquisador no FR∀M∃ Lab. Já fui pesquisador visitante no Deduc˫eam/INRIA, com o qual desenvolvo parceria em conjunto com a Université Lyon 3 e com o TecMF/PUC-Rio. Minha principal linha de trabalho é na área de lógica para sistemas concorrentes mas também tenho trabalhado no desenvolvimento de provadores de teoremas extensíveis, normalização para sistemas de dedução natural, ontologias, formalização de sistemas multi-agentes e teoria da prova para lógicas.

Cecília Englander, Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (licenciatura e bacharelado, 2006) e mestrado e doutorado em Teoria da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Fernanda Lobo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Lógica e Metafísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Suas pesquisas enfatizam questões relacionadas às áreas de Filosofia da Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia Antiga, principalmente nos seguintes temas: futuros contingentes, determinismo, bivalência, modalidades, tempo e lógicas aristotélica e estoica. Possui interesse na área de Ensino de Filosofia no nível médio.

Marcela Cruz, Universidade Católica San Pablo

Doutoranda em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em de Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Prova, Lógica e Sistemas de Prova.