Knowing, getting to know and recognizing: lessons on poetic epistemology

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Adriane da Silva Duarte

Abstract

This paper examises a passage from Poetics (1453b 27), in which Aristotle employs distinct verbs of knowledge (oída and gignósko) to characterize the tragic action. With the support of excerpts from the Greek tragedies, I propose to relate them to the concept of recognition (anagnórisis), linking it to the scope of epistemology

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Author Biography

Adriane da Silva Duarte, Universidade de São Paulo

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1987), com mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (1993, "Palavras Aladas: As Aves de Aristófanes") e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela mesma Universidade (1998, "O dono da voz e a voz do dono: a parábase na comédia de Aristófanes). Em 2010 tornou-se livre-docente. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo na área de Língua e Literatura Grega, atuando tanto na graduação como na pós-graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Grega, Teatro e Tradução, pesquisando principalmente os seguintes temas: O teatro de Aristófanes, Comédia grega antiga, Teatro grego e Cenas de reconhecimento na poesia e na prosa grega. Atualmente se dedica à tradução e estudo do romance grego antigo. Coordena, junto com a Profa Dra Zélia de Almeida Cardoso, o Grupo de Pesquisa "Estudos sobre o Teatro Antigo" (fundado em 2002). Tradutora de Aristófanes, publicou as comédias "As Aves" (SP: Hucitec, 2000) e "Duas Comédias: Lisístrata e As tesmoforiantes" (SP: Martins Fontes: 2005), além dos estudos "O dono da voz e a voz do dono: a parábase na Comédia de Aristófanes" (SP: Humanitas/Fapesp, 2000) e "Cenas de reconhecimento na poesia grega" (Campinas: Editora da Unicamp, 2012). Traduziu e apresentou o "Romance de Esopo" (in Esopo. Fábulas seguidas do Romance de Esopo. SP: Editora 34, 2017). Fez parte da equipe de redatores do Dicionário Grego-Português (SP: Ateliê Editorial, 2006-2010)