Anti tragic Plato: Republic Books II and IIII

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Irley Fernandes Franco

Abstract

The article shows that, in criticizing and censoring poetry, in books II and III of The Republic, rather than adjusting the traditional school curriculum to the demands of its political project, Plato intends to extinguish a certain "Weltanschauung" produced and consolidated by it. The attack is directed at all poetic genres, but the main aim is dramatic poetry, that is, the one in which mimesis is understood as personification or incorporation of characters, and, among dramatic genres, the tragic will be considered its greatest enemy.

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Author Biography

Irley Fernandes Franco, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Bacharel (1983), Mestra (1986) e Doutora em Filosofia (1993) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde leciona desde 2002. É membro fundador do Núcleo de Estudos de Filosofia Antiga da PUC-Rio, criado em 1994 com o objetivo de promover uma formação acadêmica rigorosa de pós-graduandos e estudiosos na área de Filosofia Antiga. Foi diretora do Depto de Filosofia da PUC-Rio durante o período de abril de 2008 a novembro de 2011; foi editora da revista O que nos faz pensar (ISSN 0104-6675) de 1994 a 2016 e é coordenadora dos cursos de Especialização Arte e Filosofia e Filosofia Antiga. Suas principais áreas de atuação são em torno de temas da Filosofia Antiga e de suas conexões com a contemporaneidade. Suas linhas de pesquisa são nas áreas de Estética, História da Filosofia e Ontologia. Seu tema de pesquisa atual é a teoria do gênero trágico, proposta por Aristóteles na Poética e o Platonismo, isto é, o modo como a História da Filosofia compreendeu e transmitiu ao longo dos séculos a obra escrita de Platão. Sua publicação principal é o livro O Sopro do Amor. Um Comentário ao Discurso de Fedro no Banquete de Platão (2006).