Mito, tragédia e filosofia: Entrevista com JAA TORRANO

Conteúdo do artigo principal

Irley Fernandes Franco
Beatriz de Paoli
Antonio Queiros Campos

Resumo

José Antonio Alves Torrano, ou, como é mais conhecido, JAA Torrano, abreviatura com a qual tem desde sempre assinado sua produção acadêmica, é professor titular de língua e literatura grega no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Detalhes do artigo

Seção
Entrevista
Biografia do Autor

Irley Fernandes Franco, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Bacharel (1983), Mestra (1986) e Doutora em Filosofia (1993) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde leciona desde 2002. É membro fundador do Núcleo de Estudos de Filosofia Antiga da PUC-Rio, criado em 1994 com o objetivo de promover uma formação acadêmica rigorosa de pós-graduandos e estudiosos na área de Filosofia Antiga. Foi diretora do Depto de Filosofia da PUC-Rio durante o período de abril de 2008 a novembro de 2011; foi editora da revista O que nos faz pensar (ISSN 0104-6675) de 1994 a 2016 e é coordenadora dos cursos de Especialização Arte e Filosofia e Filosofia Antiga. Suas principais áreas de atuação são em torno de temas da Filosofia Antiga e de suas conexões com a contemporaneidade. Suas linhas de pesquisa são nas áreas de Estética, História da Filosofia e Ontologia. Seu tema de pesquisa atual é a teoria do gênero trágico, proposta por Aristóteles na Poética e o Platonismo, isto é, o modo como a História da Filosofia compreendeu e transmitiu ao longo dos séculos a obra escrita de Platão. Sua publicação principal é o livro O Sopro do Amor. Um Comentário ao Discurso de Fedro no Banquete de Platão (2006).

Beatriz de Paoli, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Teoria Literária também pela Universidade de Brasília (2004) e Doutorado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2015). É Professora Adjunta de Língua e Literatura Grega na Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro efetivo do Programa de Estudos em Representações da Antiguidade (Proaera-UFRJ) e do Grupo de Estudos sobre o Teatro Antigo (USP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, pesquisando principalmente os seguintes temas: adivinhação, tragédia grega e Ésquilo. Atualmente, é Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), biênio 2018-2019.