O ceticismo de René Descartes na leitura de Thomas Reid

Conteúdo do artigo principal

Vinícius França Freitas

Resumo

O artigo avança a hipótese de que René Descartes apresenta um sistema cético de filosofia na leitura de Thomas Reid. Há um tipo de ceticismo ‘involuntário’ ou ‘acidental’ que é resultado da adoção, da parte de Descartes, tanto de um método quanto de um princípio fundamentalmente céticos. Na primeira seção, mostra-se em que medida o método cartesiano da dúvida – que incide sobre a fiabilidade das faculdades mentais – é uma demanda cética impossível de ser satisfeita. Na segunda seção, mostra-se como o princípio do sistema cartesiano – que estabelece serem as ideias os objetos imediatos das operações da mente – não é apenas cético como conduz exata e naturalmente à mais radical das formas de ceticismo, o solipsismo. Na terceira seção, discutem-se as razões, segundo Reid, para o surgimento da dúvida sobre a existência dos objetos externos a partir de Descartes.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vinícius França Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais e Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne

Possui graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (2010), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2017). Atualmente, é residente pós-doutoral (PNPD / CAPES) na Universidade Federal de Minas Gerais e editor da Revista Estudos Hum(e)anos (ISSN 2177-1006). Coordena as reuniões do Grupo Ceticismo Moderno / CPNq no Departamento de Filosofia da UFMG e participa como pesquisador associado do Grupo Hume UFMG / CNPq e do PHARE / Universisté Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Possui pesquisa voltada para a área de História da Filosofia Moderna, com ênfase em empirismo britânico e filosofia do senso comum, trabalhando principalmente sobre os pensamentos de John Locke, George Berkeley, David Hume e Thomas Reid.

Referências

AVRAMIDES, A. Descartes and Other Minds. In: Teorema. Volume XVI, número 1, 1996, pp. 27-46.
AVRAMIDES, A. Other Minds. London e New York: Routledge, 2001.
BERMUDEZ, J. Cartesian Skepticism: Arguments and Antecedents. In: The Oxford Handbook of Skepticism. John Greco (editor). Oxford: Oxford University Press, 2008, pp. 53-79.
BROUGHTON, J. Self-knowledge. In: A Companion to Descartes. Janet Broughton e John Carriero (editores). Malden / Oxford / Victoria: Blackwell Publishing, 2008, pp. 179-195.
BURNYEAT, M. Idealism and Greek Philosophy: What Descartes Saw and Berkeley Missed. In: The Philosophical Review. Volume XIC, número 1, 1982, pp. 03-40.
CHARLES, S. Berkeley no país das luzes: ceticismo e solipsimo no século XVIII. In: Doispontos. Tradução de Bento Prado Neto. Volume I, número 2, pp. 11-33, 2005.
CURLEY, E. Descartes against the Skeptics. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
DE BARY, P. Thomas Reid and Scepticism: his Reliabilist Response. London and New York: Routledge, 2002.
DELLA ROCCA, M. Descartes, the Cartesian Circle, and Epistemology without God. In: Philosophy and Phenomenological Research. Volume LXX, número 1, 2005, pp. 01-33.
DESCARTES, R. Meditações sobre filosofia primeira. Edição bilíngue. Fausto Castilho (Tradutor). Campinas: UNICAMP, 2004.
DESCARTES, R. Meditations, Objections and Replies. Roger Ariew e Donald Cress (editores e tradutores). Indianapolis / Cambridge: Hackett Publishing Company, 2006.
DESCARTES, R. Oeuvres de Descartes: Meditationes de Prima Philosophia. Volume VII. Charles Adams e Paul Tannery (editores). Paris: Léopold Cerf, 1904.
DONEY, W. The Cartesian Circle. In: Journal of the History of Ideas. Volume XVI, número 3, 1955, pp. 324-338.
FELDMAN, F. Epistemic Appraisal and the Cartesian Circle. In: Philosophical Studies. Volume XXVII, número 1, 1975, pp. 37-55.
GEWIRTH, A. The Cartesian Circle. In: The Philosophical Review. Volume L, número 4, 1941, pp. 368-395.
GEWIRTH, A. The Cartesian Circle Reconsidered. In: The Journal of Philosophy. Volume LXII, número 29, 1970, pp. 668-685).
GREGO, J. Reid’s Critique of Berkeley and Hume: What’s the Big Idea? In: Philosophy and Phenomenologial Research. Volume LV, número 2, 1995, pp. 279-296.
GRENE, M. Descartes and Skepticism. In: The Review of Metaphysics. Volume LII, número 3, 1999, pp. 553-571.
GROARKE, L. Descartes’ First Meditation: Something Old, Something New, Something Borrowed. In: Journal of the History of Philosophy. Volume XXII, número 3, 1984, pp. 281-301.
HINTIKKA, J. Cogito Ergo Sum: Inference or Performance? In: The Philosophical Review. Volume LXXI, número 1, 1962, pp. 3-32.
HINTIKKA, J. Cogito, Ergo Sum as an Inference and a Performance. In: The Philosophical Review. Volume LXXII, número 4, 1963, pp. 487-496.
HUME, D. Investigações sobre a mente humana e sobre os princípios da moral. José Oscar de Almeida Marques (Tradutor). São Paulo: Unesp, 2004.
KENNINGTON, R. The Finitude of Descartes’ Evil Genius. In: Journal of the History of Ideas. Volume XXXII, número 3, 1971, pp. 441-446).
KENNY, A. Descartes: a Study of his Philosophy. New York: Random House, 1968.
LARMORE, C. Descartes and Skepticism. In: The Blackwell Guide to Descartes’ Meditations. Stephen Gaukorger (Editor). Malden / Oxford / Victoria: Blackwell Publishing, 2006, pp. 17-30.
LARMORE, C. The First Meditation: Skeptical Doubt and Certainty. In: The Cambridge Companion to Descartes’ Meditations. David Cunning (Editor). Cambrige: Cambridge University Press, 2014, pp. 48-67.
LARMORE, C. Scepticism. In: The Cambridge History of Seventeenth-Century Philosophy. Garber, D. e Ayers, M. (editores). Cambridge e New York: Cambridge University Press, 2003, pp. 1145-1192.
MADDEN, E. The Metaphilosophy of Commonsense. In: American Philosophical Quarterly. Volume XX, número 1, 1983, pp. 23-36.
MANNING, G. Descartes, Other Minds and Impossible Human Bodies. In: Philosophers’ Imprint. Volume XII, número 16, 2012, pp. 01-24.
MANNS, J. Sense and Signfication in Reid and Descartes: A Critique of Yolton’s Reading. In: Dialogue. Volume XXXVI, número 03, 1997, pp. 511-526.
MICHAUD, Y. Reid’s attack on the theory of ideas. In: The Philosophy of Thomas Reid. Melvin Dalgarno e Erick Matthews (editores). Dordrecht / Boston / London: Kluwer Academic Publishers, 1989.
NADLER, S. The Doctrine of Ideas. In: The Blackwell Guide to Descartes’ Meditations. Stephen Gaukorger (Editor). Malden / Oxford / Victoria: Blackwell Publishing, 2006, pp. 86-103.
POPKIN, R. The History of Scepticism: From Savonarola to Bayle. Oxford: Oxford University Press, 2003.
PORCHAT, O. Ceticismo e mundo exterior. In: Discurso. Volume XVI, 1987, pp. 33-68.
REID. Essays on the Intellectual Powers of Man. Derek Brookes (Editor). Edinburgh: Edinburgh University Press, 2002.
REID. Inquiry into the Human Mind on the Principles of Common Sense. Derek Brookes (Editor). Edinburgh: Edinburgh University Press, 1997.
TURGOT, J. Existência. In: Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. Volume VI (Metafísica). Pedro Paulo Pimenta, Maria das Graças de Souza e Thomas Kawauche (tradutores). São Paulo: Unesp, 2017.
VAN CLEVE, J. Foundationalism, Epistemic Principles, and the Cartesian Circle. In: The Philosophical Review. Volume LXXXVIII, número 1, 1979, pp. 55-91.
YOLTON, J. Perceptual Acquaintance from Descartes to Hume. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1984.