A História da filosofia como prerrogativa para o ensino de filosofia no ciclo básico brasileiro

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Micael Rosa Silva http://orcid.org/0000-0002-4578-2742

Resumo

Neste artigo, pretendo expor de maneira breve e sem o rigor de um trabalho científico, porém, fundamentado na experiência adquirida ao longo de anos como professor, um procedimento metodológico que pensa as aulas de filosofia, no ciclo básico brasileiro, divididas em três “movimentos”, isto é, estágios subsequentes e distintos: conceituação, contextualização e reflexão. Tal metodologia toma por base a “história da filosofia” como o gatilho que permite o desenvolvimento de um pensamento crítico, reflexivo e autônomo nos estudantes.

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Como Citar
SILVA, Micael Rosa. A História da filosofia como prerrogativa para o ensino de filosofia no ciclo básico brasileiro. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 28, n. 45, p. 414-433, dec. 2019. ISSN 0104-6675. Disponível em: <http://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/687>. Acesso em: 04 dec. 2020. doi: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2019n45a687.
Seção
Artigos