A Luta por Reconhecimento: base para uma educação voltada à construção da cidadania?

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Rainri Back
Everton Frask Lucero

Resumo

Este artigo tem por objetivo indagar se e como o instrumental teórico apresentado por Axel Honneth em Luta por reconhecimento: a gramática dos conflitos sociais pode contribuir para aprimorar o processo educacional orientado à construção da cidadania. Essa indagação visa evidenciar locus privilegiado para o ensino de filosofia, em particular, no nível médio, voltado ao reforço de valores e referências para a vida em sociedade que orientem os educandos na busca de autorrealização pessoal como cidadãos. No ensino médio, sugere-se a adoção de práticas pedagógicas que remetam ao aprendizado das três etapas de reconhecimento identificadas por Honneth (o amor, o direito e a solidariedade) e ao desenvolvimento de seus correspondentes reflexos nas relações sociais, quais sejam a autoconfiança, o autorrespeito e a autoestima.

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Artigos
Biografia do Autor

Rainri Back, Universidade de Brasília (UnB)

Graduei-me em filosofia, tanto licenciatura quanto bacharelado, na Universidade de Brasília - UnB. Nessa mesma instituição, tornei-me mestre em filosofia, sob a orientação do prof. dr. Gerson Brea. Tornei-me doutor em filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, sob a orientação do prof. dr. Marco Casanova. Atualmente, sou professor adjunto do departamento de Teoria e Fundamentos da Universidade de Brasília - UnB; membro do Programa de Pós-Graduação em Metafísica do departamento de Filosofia da UnB; membro do GT de Filosofia Hermenêutica da ANPOF. Desenvolvo as minhas investigações principalmente a partir das seguintes perspectivas: a fenomenologia e, sobretudo, a hermenêutica. Atualmente, me movem duas preocupações fundamentais: 1) elaborar uma concepção filosófica de educação que envolva universalmente o ser humano e assim fundamente uma ideia de filosofia da educação que transcenda a compreensão mais estreita segundo a qual caberia a ela, à filosofia da educação, apenas orientar praticamente a relação pedagógica entre professor e estudante; 2) sob a pressuposição de uma concepção filosófica de educação segundo a qual ela, a educação, se define pelo conjunto de experiências ao longo da vida graças às quais cada um se torna singularmente o que é - sob tal pressuposição, enfim, pensar as relações de poder como um fator fundamental em tal processo de formação. 

Everton Frask Lucero, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Metafísica pela Universidade de Brasília. Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2017) e Graduado em Diplomacia (Curso Preparatório à Carreira de Diplomata) pelo Instituto Rio Branco (1992). É diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores. Tem experiência profissional nas áreas de Política Externa, Relações Internacionais, Meio Ambiente, Mudança do Clima, Governança da Internet e Negociações Multilaterais. Tem interesse acadêmico nas seguintes áreas da Filosofia: Ontologias Contemporâneas, Filosofia Brasileira, Filosofia da Mente, Epistemologia, Ética e Filosofia Política.