The Struggle for Recognition: basis for an education for citizenship building?

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Rainri Back
Everton Frask Lucero

Abstract

This article aims to investigate if and how the theoretical instruments presented by Axel Honneth in Struggle for Recognition: the grammar of social conflicts may contribute to improve the educational process oriented to the construction of citizenship. This question highlights a privileged locus for teaching philosophy, particularly at the middle level, aimed at reinforcing values and references to life in society that guide students in the search for personal self-realization as citizens. At the regular education, it is suggested the adoption of pedagogical practices related to the learning of the three stages of recognition identified by Honneth (love, law and solidarity) and the development of their corresponding counterparts in social relations, such as self-confidence, self-respect and self-esteem.

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Rainri Back, Universidade de Brasília (UnB)

Graduei-me em filosofia, tanto licenciatura quanto bacharelado, na Universidade de Brasília - UnB. Nessa mesma instituição, tornei-me mestre em filosofia, sob a orientação do prof. dr. Gerson Brea. Tornei-me doutor em filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, sob a orientação do prof. dr. Marco Casanova. Atualmente, sou professor adjunto do departamento de Teoria e Fundamentos da Universidade de Brasília - UnB; membro do Programa de Pós-Graduação em Metafísica do departamento de Filosofia da UnB; membro do GT de Filosofia Hermenêutica da ANPOF. Desenvolvo as minhas investigações principalmente a partir das seguintes perspectivas: a fenomenologia e, sobretudo, a hermenêutica. Atualmente, me movem duas preocupações fundamentais: 1) elaborar uma concepção filosófica de educação que envolva universalmente o ser humano e assim fundamente uma ideia de filosofia da educação que transcenda a compreensão mais estreita segundo a qual caberia a ela, à filosofia da educação, apenas orientar praticamente a relação pedagógica entre professor e estudante; 2) sob a pressuposição de uma concepção filosófica de educação segundo a qual ela, a educação, se define pelo conjunto de experiências ao longo da vida graças às quais cada um se torna singularmente o que é - sob tal pressuposição, enfim, pensar as relações de poder como um fator fundamental em tal processo de formação. 

Everton Frask Lucero, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Metafísica pela Universidade de Brasília. Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2017) e Graduado em Diplomacia (Curso Preparatório à Carreira de Diplomata) pelo Instituto Rio Branco (1992). É diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores. Tem experiência profissional nas áreas de Política Externa, Relações Internacionais, Meio Ambiente, Mudança do Clima, Governança da Internet e Negociações Multilaterais. Tem interesse acadêmico nas seguintes áreas da Filosofia: Ontologias Contemporâneas, Filosofia Brasileira, Filosofia da Mente, Epistemologia, Ética e Filosofia Política.