Filosofia no ensino fundamental: formando cidadãos críticos?

Conteúdo do artigo principal

Liliane Barreira Sanchez
Jaqueline da Cunha Motta

Resumo

Este artigo apresenta os principais pontos do programa “Filosofia para Crianças”, criado pelo filósofo norte-americano Matthew Lipman na década de 1960, que propõe a introdução da disciplina filosofia no ensino fundamental e na educação infantil, expondo seus fundamentos e métodos. Explica alguns conceitos-chave do programa, tais como o ideal de democracia e de “comunidade de investigação”, analisando sua relação com o sistema escolar e a sociedade instituída. Realiza críticas a alguns aspectos desse programa e questiona a coerência e a pertinência de sua pretensão filosófica e de formação crítica, contrapondo o seu modelo antropológico ideal, baseado na valorização do potencial racional do humano, a uma visão antropológica menos definida e delimitada.


 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Liliane Barreira Sanchez, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui graduação em Filosofia - bacharelado e licenciatura plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora associada 1 com dedicação exclusiva à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na área de Fundamentos da Educação e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ). Atuou também como coordenadora da disciplina Fundamentos da Educação 1, no Consórcio CEDERJ/UFRRJ de 2010 a 2017, como coordenadora de área do PIBID no curso de Pedagogia da UFRRJ do Campus Seropédica, de 2010 a 2012 e como coordenadora pedagógica do PIBID na UFRRJ de 2012 a 2014. Tem experiência na área de Educação (ensino, pesquisa e extensão), com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Filosofia, Formação Humana, Formação Docente, Ensino de Filosofia, Filosofia para Crianças, Ética e Epistemologia.

Jaqueline da Cunha Motta, Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, cursando especialização em Neuropsicopedagogia, no Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação.  Tem experiência na área de Educação,  atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia para crianças, tendo sido bolsista de Iniciação Científica do CNPQ.