A Questão do Cânone no Ensino da História da Filosofia

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Nastassja Pugliese

Resumo

Partindo de duas compreensões distintas sobre a história da filosofia (Smith 2013), procurarei mostrar os benefícios pedagógicos de se indagar sobre sua natureza e função, bem como sobre os métodos a partir dos quais abordamos as obras tradicionais no contexto do ensino da filosofia para o nível superior.

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Artigos
Biografia do Autor

Nastassja Pugliese, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta na UFRJ - Faculdade de Educação, no Departamento de Fundamentos da Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica no Departamento de Filosofia da UFRJ. Foi pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de São Paulo junto ao Grupo de Estudos Espinosanos e é membro do corpo editorial dos Cadernos Espinosanos. É também doutora em Filosofia pela University of Georgia (UGA - Estados Unidos), tendo sido professora (Instructor) e professora assistente (Teaching Assistant) no Departamento de Filosofia da universidade entre 2011 e 2016 com bolsa integral oferecida pelo Departamento de Filosofia da UGA (Graduate Teaching Assistantship). Nesta função, ganhou o Excellence in Teaching Award (2016) e o Outstanding Teaching Assistant Award (2015), prêmios de reconhecimento de excelência no ensino de filosofia. Sua pesquisa de doutorado foi contemplada com o Willson Center Research Award (2014), com o Latin American and Caribbean Studies Institute Tinker Summer Research Award (2015) e foi indicada pelo departamento para o Graduate School Excellence in Research Award (2016). Sua tese de doutorado, com o título A Metafísica da Imaginação em Espinosa foi orientada pelo Prof. Dr. Edward Halper. É mestre pela PUC-Rio com a orientação do Prof. Dr. Oswaldo Chateaubriand, onde pesquisou metafísica e filosofia da lógica. Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela UFRJ, tendo feito estágio docente no CAP-UFRJ. É membro associado do Grupo Conesul de Ciências Formais, membro da American Philosophical Association e da North American Spinoza Society.