The Problem of the Canon in Teaching the History of Philosophy

Main Article Content

Nastassja Pugliese

Abstract

Contrasting two distinct understandings on the history of philosophy (Smith 2013), I will show the pedagogical benefits of investigating its nature and function, as well as the methods used to interpret traditional works at the college level.

Article Details

Section
Articles
Author Biography

Nastassja Pugliese, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta na UFRJ - Faculdade de Educação, no Departamento de Fundamentos da Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica no Departamento de Filosofia da UFRJ. Foi pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de São Paulo junto ao Grupo de Estudos Espinosanos e é membro do corpo editorial dos Cadernos Espinosanos. É também doutora em Filosofia pela University of Georgia (UGA - Estados Unidos), tendo sido professora (Instructor) e professora assistente (Teaching Assistant) no Departamento de Filosofia da universidade entre 2011 e 2016 com bolsa integral oferecida pelo Departamento de Filosofia da UGA (Graduate Teaching Assistantship). Nesta função, ganhou o Excellence in Teaching Award (2016) e o Outstanding Teaching Assistant Award (2015), prêmios de reconhecimento de excelência no ensino de filosofia. Sua pesquisa de doutorado foi contemplada com o Willson Center Research Award (2014), com o Latin American and Caribbean Studies Institute Tinker Summer Research Award (2015) e foi indicada pelo departamento para o Graduate School Excellence in Research Award (2016). Sua tese de doutorado, com o título A Metafísica da Imaginação em Espinosa foi orientada pelo Prof. Dr. Edward Halper. É mestre pela PUC-Rio com a orientação do Prof. Dr. Oswaldo Chateaubriand, onde pesquisou metafísica e filosofia da lógica. Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela UFRJ, tendo feito estágio docente no CAP-UFRJ. É membro associado do Grupo Conesul de Ciências Formais, membro da American Philosophical Association e da North American Spinoza Society.