A História da filosofia como prerrogativa para o ensino de filosofia no ciclo básico brasileiro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, pretendo expor de maneira breve e sem o rigor de um trabalho científico, porém, fundamentado na experiência adquirida ao longo de anos como professor, um procedimento metodológico que pensa as aulas de filosofia, no ciclo básico brasileiro, divididas em três “movimentos”, isto é, estágios subsequentes e distintos: conceituação, contextualização e reflexão. Tal metodologia toma por base a “história da filosofia” como o gatilho que permite o desenvolvimento de um pensamento crítico, reflexivo e autônomo nos estudantes.
Detalhes do artigo
Nota de Direitos Autorais
O autor do artigo ou resenha submetido e aprovado para publicação autoriza os editores a reproduzi-lo e publicá-lo na a revista O que nos faz pensar, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. O artigo ou resenha poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW – Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução do texto para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando os editores da revista O que nos faz pensar responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.