A História da filosofia como prerrogativa para o ensino de filosofia no ciclo básico brasileiro

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Micael Rosa Silva

Resumo

Neste artigo, pretendo expor de maneira breve e sem o rigor de um trabalho científico, porém, fundamentado na experiência adquirida ao longo de anos como professor, um procedimento metodológico que pensa as aulas de filosofia, no ciclo básico brasileiro, divididas em três “movimentos”, isto é, estágios subsequentes e distintos: conceituação, contextualização e reflexão. Tal metodologia toma por base a “história da filosofia” como o gatilho que permite o desenvolvimento de um pensamento crítico, reflexivo e autônomo nos estudantes.

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Artigos
Biografia do Autor

Micael Rosa Silva, Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em FILOSOFIA pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2007). Atualmente é professor efetivo no Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Obteve o título de Mestre em Filosofa pelo programa de pós-graduação em Filosofia Contemporânea da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (2013) e título de Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2018). Tem experiência na área de Filosofia da Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia no ciclo Básico. Desenvolve projetos voltados ao ensino de Filosofia para Crianças. Dedica-se também em pesquisas sobre a filosofia de Nietzsche, principalmente no que diz respeito à importância deste filósofo para a estética e a educação contemporânea, tema no qual concentram-se suas publicações.