Afroperspectividade no ensino de filosofia: possibilidades da Lei 10.639/03 diante do desinteresse e do racismo epistêmico

Conteúdo do artigo principal

Renato Noguera
Valter Duarte
Marcelo dos Santos Ribeiro

Resumo

No presente artigo pretendemos percorrer com a leitora e o leitor uma trilha reflexiva tripla: sobre os efeitos da reprodução e perpetuação cultural do racismo epistêmico no ensino de filosofia; sobre os esforços antirracistas que culminaram no Brasil na promulgação da Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08, acrescentando diretrizes importantes em todos os níveis de nosso sistema educacional. E, por fim, a Afroperspectividade, como uma abordagem teórico-metodológica relevante para combater o racismo epistêmico no ensino de filosofia.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renato Noguera, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Renato Noguera é Professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro), e, do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia (Práxis Filosófica) da UFRRJ, Noguera coordena o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Noguera está envolvido com três projetos de pesquisa: 1ª) Filosofando com sotaques africanos e indígenas; 2ª) Educação, Arte, Infância e Relações Étnico-Raciais: a literatura infantil a partir dos afro-rizomas e do perspectivismo ameríndio; 3ª) "Modernidade" na perspectiva da Crítica da Razão Negra. 

Valter Duarte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Valter Duarte é doutorando em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro fundador do Grupo de Pesquisas Viva Vox. Entre os períodos de 2007-216 concentrou seus estudos em filosofia Helenística, notadamente o estoicismo, partindo da lógica estoica, da teoria estoica da linguagem e da Retórica gorgiana; Atualmente pesquisa a Filosofia Antiga, concentrando seus esforços sobre o pensamento ético do antigo Kmt a partir do escriba Ptah-Hotep (2400 a. E.C.) Tem como orientadora a professora Dra. Izabela Bocayuva e coorientador o professor Dr. Renato Noguera.

Marcelo dos Santos Ribeiro, Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro

Professor de Filosofia da Rede Pública do  Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Filosofia e Ensino pelo PPFEN/CEFET-RJ.