Afroperspectivity in the philosophy teaching: the Lei 10.639/03 possibilities before the nonchalance and epistemic racism

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Renato Noguera
Valter Duarte
Marcelo dos Santos Ribeiro

Abstract

In this paper we aim to go alongside the reader through a threefold reflexive path: The first one is over the reproduction and prolongation effects of epistemic racism in Brazilian philosophical education, the second path is through the resilience of the American Indigenous and African descendent which culminated at Brazil the promulgation of both the Lei 10.639/03 and the Lei 11.645/08, which  added important guidelines inside of our educational system at all its levels. Thus, the proposal of Afroperspectivity as a pedagogical methodology which allows a Brazilian renunciation of the epistemic racism in Philosophy teaching.

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Renato Noguera, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Renato Noguera é Professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro), e, do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia (Práxis Filosófica) da UFRRJ, Noguera coordena o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Noguera está envolvido com três projetos de pesquisa: 1ª) Filosofando com sotaques africanos e indígenas; 2ª) Educação, Arte, Infância e Relações Étnico-Raciais: a literatura infantil a partir dos afro-rizomas e do perspectivismo ameríndio; 3ª) "Modernidade" na perspectiva da Crítica da Razão Negra. 

Valter Duarte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Valter Duarte é doutorando em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro fundador do Grupo de Pesquisas Viva Vox. Entre os períodos de 2007-216 concentrou seus estudos em filosofia Helenística, notadamente o estoicismo, partindo da lógica estoica, da teoria estoica da linguagem e da Retórica gorgiana; Atualmente pesquisa a Filosofia Antiga, concentrando seus esforços sobre o pensamento ético do antigo Kmt a partir do escriba Ptah-Hotep (2400 a. E.C.) Tem como orientadora a professora Dra. Izabela Bocayuva e coorientador o professor Dr. Renato Noguera.

Marcelo dos Santos Ribeiro, Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro

Professor de Filosofia da Rede Pública do  Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Filosofia e Ensino pelo PPFEN/CEFET-RJ.