Godard essayist, Godard curator

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Pedro Duarte
Luiz Camillo Osorio

Abstract

The films of Jean-Luc Godard, because of their reflexive nature, gain an essayistic and curatorial character. It is not so much about producing images as it is about thinking about images and selecting images. In his Histoire(s) du cinéma and in other cases, the images are not even filmed by him. They are edited. This poses the challenge of relating images to each other and citing them, as Georges Didi-Huberman pointed out in Passés cites par J.L.G. The article characterizes the form through which Godard responds to this challenge, pointing out how it embodies ideas of critic Walter Benjamin on history and writer André Malraux on museum.

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Author Biographies

Pedro Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor e Mestre em Filosofia pela PUC-Rio, onde é Professor na Graduação, na Pós-Graduação e na Especialização em Arte e Filosofia. Foi Professor Visitante nas universidades Brown (EUA) e Södertörns (Suécia). É autor dos livros "Estio do tempo: Romantismo e estética moderna" (Zahar) e "A palavra modernista: vanguarda e manifesto" (Casa da Palavra). Prepara agora o volume sobre o álbum "Tropicália" para a coleção "O livro do disco" (Cobogó). Editor da revista "O que nos faz pensar", do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Coordenador do Grupo de Trabalho em Estética da ANPOF. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq sobre Arte, Autonomia e Política. Ênfase de pesquisa em Estética, Filosofia Contemporânea, Cultura Brasileira e História da Filosofia.

Luiz Camillo Osorio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Trabalha na área de Estética e Filosofia da Arte. Principais focos de interesse na pesquisa: As articulações entre arte, estética e política; Autonomia e engajamento; Teorias do gênio, desinteresse e sublime; História das vanguardas; A atualidade do juízo e a potência crítica da arte no mundo contemporâneo; curadoria, crítica e história da arte; As relações entre arte, museu e mercado. Paralelamente à pesquisa acadêmica atua como crítico e curador. Foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro entre 2009 e 2015 e curador do Pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza de 2015. Foi do conselho de curadoria do MAM-SP entre 2005 e 2009. Assinou coluna de crítica de arte nos Jornais O Globo (1998/2000 e 2003/2006) e Jornal do Brasil (2001) e da revista espanhola EXIT Express (2006/2007). Membro do grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ – Arte, Autonomia e Política – junto com os professores Pedro Duarte (Filosofia PUC-Rio) e Sergio Martins (História PUC-Rio).