Qualitative meaning of difference, self-reference and the diaphanous character of consciousness in Sérgio L. de C. Fernandes

Main Article Content

Carlos Diógenes Côrtes Tourinho

Abstract

The present paper is a tribute to Professor Sérgio Luiz de Castilho Fernandes. It is divided into three parts. The first one presents the author's view on the concepts of "quality" and "quantity". It contrasts the numerical sense with the qualitative sense of difference by examining the concept of "duration". He then examines the idea that there is an "I" that remains identical to itself over time. Finally, the article exposes Sérgio Fernandes' theory of the "diaphanous character" of consciousness through what the author calls "Myth of the Game of Light".

Article Details

Section
Homages
Author Biography

Carlos Diógenes Côrtes Tourinho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É formado em Psicologia pela UFF (Bacharelado e Formação de Psicólogo) e em Filosofia pela UFRJ (Bacharelado). Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-RIO. Mestre em Filosofia pela PUC-RIO. Doutor em Filosofia pela PUC-RIO. Exerceu Estágio de Recém-Doutor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Exerceu o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos (SFP)/ Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrando aulas nas Áreas de Filosofia da Educação e de História da Filosofia (Moderna e Contemporânea). Atualmente, encontra-se como Professor Associado II do Departamento de Filosofia (GFL) da Universidade Federal Fluminense (UFF), lecionando disciplinas na área de História da Filosofia Moderna e Contemporânea, mais precisamente, disciplinas de Teoria do Conhecimento e de Epistemologia. Encontra-se, como membro do corpo permanente de professores, na linha de pesquisa de Conhecimento e Linguagem, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (PFI/UFF). Encontra-se ainda vinculado ao Grupo de Pesquisa Origens da Filosofia Contemporânea (PUC-SP), além de ser o atual líder do Grupo de Pesquisa "Metafísica na Filosofia Contemporânea" (CNPq / UFF). É também membro do Núcleo de Apoio do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do Núcleo de Sustentação do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Sua linha de pesquisa concentra-se em torno da Fenomenologia Transcendental de Edmund Husserl, dos reflexos do pensamento husserliano na Fenomenologia Francesa, bem como em torno das relações entre a Fenomenologia e as Ciências Humanas.