“Morder o real”: o engajamento antes da sua representação

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Eduardo Pellejero

Resumo

Em geral tendemos a entender o engajamento da arte a partir de certas formas de representá-lo, isto é, associado ao programa de um partido político, um projeto revolucionário, uma perspectiva histórica ou uma posição ética. Mas muitos artistas falam de um compromisso com o real que precede qualquer formulação poética ou ideológica. O presente ensaio pretende explorar, a partir do diálogo com alguns artistas, críticos e filósofos contemporâneos, o que se encontra em jogo nessa relação com o real muitas vezes passada por alto.

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Artigos
Biografia do Autor

Eduardo Pellejero, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade do Salvador (Argentina, 2000) e doutorado em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal, 2006). Desde 2009 é professor de Estética do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Forma parte do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma Universidade. Atualmente desenvolve uma pesquisa no domínio da filosofia (política) da arte. Durante 2015 realizou um estágio de pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid com uma bolsa da CAPES