Êxtase, Paródia, Montagem: o assassinato de Vladímir e a teoria da imagem de Serguei Eisenstein

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Vanessa Teixeira de Oliveira

Resumo

O presente trabalho discute a teoria da imagem proposta pelo cineasta Serguei Eisenstein (1898-1948), a partir da cena do assassinato da personagem de Vladímir Stáritski, na segunda parte do filme Ivan o Terrível (1945). Segundo Eisenstein, esta cena seria o ponto mais alto de toda a sua obra, como uma materialização de suas teses sobre a criação de imagens artísticas. Observando algumas reflexões do cineasta sobre esse momento-chave de sua obra artística e teórica, procura-se analisar os procedimentos adotados nessa cena, com foco nas noções de MLB (retorno ao ventre materno), êxtase, paródia e montagem 

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Artigos
Biografia do Autor

Vanessa Teixeira de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Possui doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Teatro pela mesma instituição (2004) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1998). Linha de Pesquisa: Poéticas da Cena e do Texto Teatral. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Teoria do Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), chefe do Departamento de Teoria do Teatro e é uma das líderes do grupo de pesquisa Investigações em Teatro e Outras Artes. Tem experiência em Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e teoria do teatro, teoria e história do cinema, cinema e teatro, cinema e pintura, teatro e artes visuais, dramaturgia. Além das atividades de pesquisa e ensino, tem experiência na área de gestão pública como Coordenadora de Fomento Direto da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) (2008-2012).