Notas sobre Formação de Professores e Ensino de Filosofia no Brasil

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Edgar Lyra

Resumo

Este artigo analisa transformações em políticas públicas de educação ocorridas no Brasil nos últimos anos, com ênfase em suas consequências para o ensino de filosofia e formação de seus professores para atuação no Ensino Básico. A preocupação com essas consequências deslancha uma discussão ampla – que vai além da luta por espaço para a filosofia na grade do Ensino Médio. Trata-se de fazer o registro das múltiplas variáveis em jogo, ligando a defesa do ensino de filosofia com o esforço geral pela superação dos atuais passivos educacionais brasileiros.

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Biografia do Autor

Edgar Lyra, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fixou-se como professor do quadro principal do departamento de Filosofia da PUC-Rio, onde responde, desde setembro de 2013, pela coordenação do curso de graduação (licenciatura e bacharelado), bem como, desde agosto de 2012, pelo subprojeto PIBID-CAPES. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente em problemas éticos, políticos e pedagógicos ligados à atual hegemonia tecnológica e seus efeitos ambientais. Trabalha principalmente com os autores Martin Heidegger e Hannah Arendt, em torno dos quais estão concentradas suas publicações. Tem se dedicado, mais recentemente, ao estudo da retórica com intenções político-pedagógicas, partindo do seu contexto grego de sedimentação, marcadamente da Retórica de Aristóteles, em direção aos seus ecos contemporâneos. Exerceu entre 2014 e 2016 a coordenação do Grupo de Trabalho Heidegger, da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Desde 2014 atua como colaborador no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Filosofia do CEFET-RJ. Atuou entre junho de 2015 e junho de 2016 como assessor da SEB-MEC na elaboração do documento de Ciências Humanas da Base Nacional Curricular Comum.