Ensino de filosofia na era da pós-verdade

Conteúdo do artigo principal

Filipe Ceppas
Raquel Rodrigues Rocha

Resumo

Neste texto, procuramos situar o ensino de filosofia em meio ao panorama da pós-verdade, enquanto novo horizonte de comunicação hegemônico de nossa época. Apresentamos algumas características centrais e nefastas da pós-verdade, como a polarização comunicativa das bolhas digitais e a natureza viral das fakenews, como decorrentes, sobretudo, da ampliação do controle de dados na internet. Ao longo desta apresentação, nos perguntamos sobre as relações que esses fenômenos guardam com a filosofia: a relação que a pós-verdade guarda com a verdade; como situar o problema numa compreensão filosófica mais ampla acerca da contemporaneidade; e como pensar a potência dos regimes de verdade construídos pela filosofia enquanto uma estratégia pedagógica imunitária frente ao caos da “era da pós-verdade”.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Filipe Ceppas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Filipe Ceppas é formado em Filosofia pela UnB (1993), possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Educação também pela PUC-Rio (2003) e fez dois estágios pós-doutorais na Universidade Paris VIII. É professor associado da Faculdade de Educação da UFRJ e trabalha na formação de professores, em especial dos licenciandos em Filosofia, com as disciplinas Prática de Ensino de Filosofia e Didática Especial de Filosofia. É professor do PPGF-UFRJ, onde pesquisa temas relacionados à filosofia francesa contemporânea, ensino de filosofia e educação, e atua no Mestrado Profissional do CEFET-Rio (PPFEN), assim como no PROF-FILO (núcleo UFT). Foi coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF, de 2008 a 2012. Coordena atualmente o Laboratório de Ensino de Filosofia Gerd Bornheim da Faculdade de Educação da UFRJ (LEFGB-FE/UFRJ) e o Núcleo de Pesquisa em Filosofia Contemporânea do Programa de Pós-Graduação de Filosofia da UFRJ (NuFFC-PPGF-UFRJ/CNPq). Participa como membro pesquisador do Laboratório de "Recherche sur la Philosophie Pratique et Appliquée" (L.R.Ph.P.A.) da Universidade do Egeu (Rodes-Grécia), na rede "Philosophie de l'Éducation en Praxis".

Raquel Rodrigues Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019), mestre em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará(2015), graduada em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Pesquisadora do Núcleo de Filosofia Francesa Contemporânea (NuFFC) - UFRJ, do Laboratório de Pesquisa e Estudos Foucaultianos (LAPEF) - UECE e do Grupo de Estudos Pós-Coloniais (G-POC) - UECE. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Filosofia política, história da filosofia, ética, educação, estética, feminismo e cibercultura. Bellydancer em formação, desenvolve pesquisa a área da dança oriental egípcia, corpo, feminismo e história da arte.