Imagens a galope: cruzamentos entre filosofia e psicanálise na obra de Alfredo Jaar

Conteúdo do artigo principal

Juliana de Moraes Monteiro

Resumo

O artigo parte de uma ação realizada pelo artista chileno Alfredo Jaar em agosto de 2019, na cidade de Edimburgo. Trata-se de uma obra intitulada “I can’t go on, I’ll go on”.  Mobilizando referências de autores como Guy Debord, Georges Didi-Huberman e Susan Buck-Morss, o texto é uma interrogação sobre o estatuto das imagens no mundo contemporâneo e seus modos de insurgência diante dos mecanismos de dominação e sujeição. A pergunta fundamental é: em um mundo saturado de imagens que reforçam opressões, como conceber outros regimes visuais que não sejam capturados pela tríade do neoliberalismo – colonialismo – fascismo? Propondo cruzamentos entre perspectivas filosóficas e referências da psicanálise de Freud e Lacan, buscamos pensar, junto às práticas artísticas de Alfredo Jaar, como certas imagens se constituem como um embate direto com esse problema, criando formas de fazer aparecer parcelas de humanidade em uma visualidade cada vez mais anestesiada pela violência total do espetáculo.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. Tradução de Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

AGAMBEN, G. Quando a casa queima: sobre o dialeto do pensamento. Tradução de Vinicius Nicastro Honesko. Belo Horizonte, Âyiné, 2021.

ANJOS, M. Alfredo Jaar: Lamento das imagens. Catálogo da exposição em cartaz no Sesc Pompeia (26/08/2021- 05/12/2021), São Paulo, Brasil.

BECKETT, S. O inominável. Tradução de Waltersir Dutra. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1989.

BEIGUELMAN, G. Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

BUCK-MORSS, S. Estética e anestética: uma reconsideração de A obra de arte de Walter Benjamin. In: CAPISTRANO, T. (Org.) Benjamin e a obra de arte. Tradução de Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DIDI-HUBERMAN, G. A emoção não diz "eu". Dez fragmentos sobre a liberdade estética. In: VALDÉS, A. (Org.). Alfredo Jaar: a política das imagens. Tradução de Alejandro Madri e Adriana Valdés. Santiago de Chile: Metales Pesados, 2008.

DIDI-HUBERMAN, G. Aperçues. Paris: Les éditions de minuit, 2018.

DIDI-HUBERMAN, G. Imagens apesar de tudo. Tradução de Vanessa Brito e João Pedro Cachopo. São Paulo: Editora 34, 2020.

DIDI-HUBERMAN, G. Images malgré tout. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003.

DIDI-HUBERMAN, G. Imagens-ocasiões. Tradução de Guilherme Ivo. São Paulo: Fotô Imagem e Arte Ltda, 2018.

DIDI-HUBERMAN, G. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução de Vera Casa Nova e Marcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

FREUD, S. Além do princípio do prazer. In: _____. Além do princípio do prazer (Edição crítica bilíngue). Tradução de Maria Rita Salzano Moraes. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

FREUD, S. Fetichismo. In: _____. Neurose, psicose, perversão. Tradução de Maria Rita Salzano Moraes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

FREUD, S. Totem e Tabu: algumas concordâncias sobre a vida psíquica dos homens primitivos e a dos neuróticos. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.

LACAN, J. Le Séminaire livre I: les écrits techniques de Freud. Paris: Seuil, 1975.

LACAN, J. Le Séminaire livre 20: encore (1972-1973). Text établi par Jacques Allain- Miller. Paris: Éditions du Seuil, 1975.

LACAN, J. O seminário livro 20: mais, ainda (1972-1973). Tradução de M. D. Magno. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.

LACAN, J. O Seminário livro 19: ou pior (1971-1972). Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.

MARX, K. Das Kapital: Kritik der politischen Oekonomie: Erstes buch: Der Produktionsprozess des Kapitals. Hamburgo: Verlag von Otto Meissner, 1867.

MARX, K. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.