Filosofia do amor em aforismos

Conteúdo do artigo principal

Dax Moraes

Resumo

Os aforismos que se seguem consistem em uma exposição não aleatória, embora tampouco sistemática, de uma filosofia do amor em seus elementos fundamentais para um modo de pensar acerca dos relacionamentos humanos concretos em geral. Cada um deles parte de uma perspectiva do amor como tendo por essência a liberdade e em suas relações com a experiência existencial do tempo. As referências poderão ser descobertas, ora citadas, ora como simples inspirações.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Dax Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2011), com mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2003), realizado com bolsa do CNPq (2001-2003), bacharelado e licenciatura em Filosofia pela mesma universidade (2007) e bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) (1998). Autor dos livros "História Filosófica do Amor" (EDUFRN, 2019) e "O Acontecimento do Amor" (UFCSPA, 2020). Atualmente, é Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor Permanente no PPGFIL/UFRN, de que é coordenador. Realizou estágio pós-doutoral como Professor Visitante no Dipartimento di Studi Umanistici da Università del Salento (UniSalento) (Lecce, Itália) (2018-2019). É membro de Conselhos Editoriais e revisor de periódicos, entre os quais a revista Princípios, de que foi Editor Responsável de 2014 a 2018. As pesquisas atuais se desenvolvem em torno do pensamento schopenhaueriano em geral, com foco privilegiado na investigação de possibilidades críticas abertas pela hermenêutica fenomenológica e filosofias existenciais do século XX. Membro do Núcleo de Sustentação do GT Schopenhauer da ANPOF-Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia e líder do Grupo de Pesquisa "Metafísica Contemporânea" (UFRN/CNPq).

Referências

CALDERÓN DE LA BARCA, P. La hija del aire. Buenos Aires: Losada, 2004.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Trad. rev. Márcia Sá Cavalcante Schuback. 9. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: EDUSF, 2014.

HESÍODO. The poems and fragments. Trad. para o inglês por A. W. Mair. Oxford: Clarendon Press, 1908.

KIERKEGAARD, S. A. O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário. Trad. Álvaro L. M. Valls. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: EDUSF, 2013.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: M. Fontes, 2011.

OVÍDIO. Metamorphoses I: I-VIII. Edição bilíngue latim-inglês. Trad. para o inglês por Frank Justus Miller. Cambridge: Harvard University Press; Londres: William Heinemann, 1951. (The Loeb Classical Library)

SARTRE, J.-P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Trad. Paulo Perdigão. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2015. v.2.