Sobre a virada discursivo-filosófica do ensino de filosofia: o legado argentino e a problemática do campo

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Patrícia Velasco

Resumo

A partir do debate fomentado no âmbito do I Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia, realizado em Piracicaba-SP, em novembro de 2000, sucedeu-se uma série de pesquisas e ações sobre o ensino de filosofia, as quais assumem uma perspectiva filosófica para pensar a temática. Inaugurava-se a intitulada virada discursivo-filosófica do ensino de filosofia. O presente artigo tem como objetivo discutir os termos em que se deu a referida virada, assim como recuperar o legado argentino que fundamenta e endossa o movimento de constituição, no Brasil, de um campo filosófico de reflexão. Pretende-se, em última instância, oferecer subsídios para a discussão da problemática filosófica do ensino de filosofia.

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Biografia do Autor

Patrícia Velasco, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Possui bacharelado (1996), licenciatura (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 2019 realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus Marília. Atua como professora e pesquisadora da Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição na qual coordenou o Curso de Licenciatura em Filosofia (2010-2012), o Subprojeto PIBID-Filosofia (2011-2013) e o Núcleo UFABC do PROF-FILO - Mestrado Profissional em Filosofia (2015-2018; 2020), bem como foi representante docente das coordenações do Curso de Bacharelado em Filosofia (2014-2015), do Curso de Licenciatura em Filosofia (2013-2017) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (2015-2017), além de representante do Curso de Licenciatura em Filosofia junto ao Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério de Educação Básica da UFABC (COMFOR-UFABC) (2014-2016) e membro do Comitê Gestor Nacional do PROF-FILO (2018-2020). Desde 2013 é membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Filosofia, no biênio 2022-2024 é representante docente do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) e, desde março de 2023, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Lidera o grupo do CNPq Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil), atuando nas linhas Fundamentos do Ensino de Filosofia e Ensino de Argumentação Lógica e Ciências. Na primeira, desenvolveu o projeto A constituição do ensino de filosofia como campo de conhecimento: mapeamento da área na década de 2008 a 2018 (Chamada CNPq Nº 22/2018); na segunda, desenvolveu o projeto Sobre o lugar da argumentação lógica na Filosofia: subsídios teóricos e metodológicos para o Ensino Médio (Edital Universal - MCTI/CNPq Nº 14/2014). É integrante do núcleo de sustentação e coordenadora (biênio 2022-2024) do grupo de trabalho da ANPOF Filosofar e Ensinar a Filosofar, membro dos grupos de pesquisa ELAD - Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (UESC/CNPq) e ENFILO - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino de Filosofia (UNESP/CNPq), além de autora dos livros Educando para a argumentação: contribuições do ensino da lógica (Editora Autêntica) e Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF 2006-2018 (NEFI Edições). No biênio 2021-2022, exerceu o cargo de secretária geral da diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), entidade com a qual colaborou como secretária adjunta na gestão 2019-2020 e pela qual integrou o Comitê Diretivo da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas no currículo da Educação Básica (CNDCH).

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